EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

  • Autor
  • Rosângela Pereira de Souza
  • Co-autores
  • Zilmar Gonçalves Santos
  • Resumo
  •  

    O presente estudo tem como objetivo analisar a integração da educação antirracista nas escolas estaduais, focando nos anos iniciais do ensino fundamental. O estudo busca compreender como as práticas pedagógicas e os documentos institucionais, como o Projeto Político Pedagógico (PPP) e os planos de aula, abordam a questão racial e promovem a educação antirracista. Além disso, pretende-se investigar as percepções dos professores do 1º ao 5º ano sobre o letramento racial e sua influência na formação dos alunos. A pesquisa será conduzida em três escolas estaduais de Janaúba/MG, com a participação de 12 professores do Ensino Fundamental I, nível  escolhido devido à importância dessa fase no desenvolvimento educacional das crianças. A metodologia adotada será qualitativa, com entrevistas semiestruturadas e análise documental, com o propósito de mapear e analisar os desafios e as possibilidades para a implementação de práticas antirracistas no ambiente escolar. Espera-se que este estudo contribua para o aprimoramento da educação antirracista e a construção de um ambiente escolar mais inclusivo e equitativo para todos os alunos.

     

  • Palavras-chave
  • Educação Antirracista, Práticas Pedagógicas, Letramento Racial, Formação de Professores.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Educação e Diversidade
Voltar Download
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
  • Educação Matemática
  • Educação e Diversidade
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
  • Saberes e Práticas Educativas
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
  • História da Educação
  • Infâncias e Educação Infantil
  • Processos Educativos dos Povos e Comunidades Tradicionais e Movimentos Sociais

Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica