O presente estudo tem como objetivo analisar a integração da educação antirracista nas escolas estaduais, focando nos anos iniciais do ensino fundamental. O estudo busca compreender como as práticas pedagógicas e os documentos institucionais, como o Projeto Político Pedagógico (PPP) e os planos de aula, abordam a questão racial e promovem a educação antirracista. Além disso, pretende-se investigar as percepções dos professores do 1º ao 5º ano sobre o letramento racial e sua influência na formação dos alunos. A pesquisa será conduzida em três escolas estaduais de Janaúba/MG, com a participação de 12 professores do Ensino Fundamental I, nível escolhido devido à importância dessa fase no desenvolvimento educacional das crianças. A metodologia adotada será qualitativa, com entrevistas semiestruturadas e análise documental, com o propósito de mapear e analisar os desafios e as possibilidades para a implementação de práticas antirracistas no ambiente escolar. Espera-se que este estudo contribua para o aprimoramento da educação antirracista e a construção de um ambiente escolar mais inclusivo e equitativo para todos os alunos.
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XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
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