IDENTIDADE EDUCACIONAL E O PROCESSO DE ENSINO DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA POLIVALENTE DE MONTES CLAROS

  • Autor
  • EMANOEL LOPES FERREIRA
  • Co-autores
  • Dr. Lailson dos Reis Pereira Lopes
  • Resumo
  • O presente resumo é fruto de um projeto de pesquisa de mestrado em Educação, da Universidade Estadual de Montes Claros, que parte da necessidade de compreender como a trajetória histórica, a formação docente e as práticas pedagógicas em Matemática no Ensino Médio da Escola Estadual Professor Alcides de Carvalho (Polivalente) consolidaram sua identidade educacional como referência regional. O estudo problematiza a relação entre políticas públicas, avaliações externas (como o SAEB) e a persistência de desigualdades no ensino da disciplina. A relevância social reside na busca por equidade, propondo reflexões críticas sobre metodologias excludentes e lacunas formativas docentes. O objetivo geral é investigar como a identidade institucional, a formação de professores e as práticas pedagógicas influenciaram os processos de ensino de Matemática na escola, analisando a trajetória histórica da instituição e sua adaptação às políticas educacionais, avaliando o impacto da formação docente nas práticas pedagógicas e examinando a relação entre resultados do SAEB, implementação do Novo Ensino Médio e equidade no ensino. O estudo fundamenta-se em D’Ambrósio (2005), que aborda a Matemática como prática cultural (Etnomatemática); Bernstein (1996), com análises sobre discurso pedagógico e poder; Saviani (2008), que discute a historicidade das ideias pedagógicas; e Skovsmose (2001), crítico ao ensino descontextualizado. A pesquisa possui uma abordagem metodológica de um estudo de caso qualitativo, utilizando análise documental, entrevistas semiestruturadas, observação de aulas e análise de dados do SAEB. A triangulação metodológica busca identificar conexões entre identidade educacional, práticas pedagógicas e contextos socioeconômicos. A pesquisa encontra-se em fase inicial, com ênfase na revisão documental e preparação de formulários para entrevistas. E ao integrar dimensões históricas, formativas e metodológicas, a pesquisa visa subsidiar práticas pedagógicas mais inclusivas, promovendo um ensino crítico, alinhado às demandas curriculares e às realidades locais.

  • Palavras-chave
  • Identidade educacional; Educação Matemática; Práticas pedagógicas; Ensino Médio; Formação docente.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Educação Matemática
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