O presente trabalho é resultado da experiência no seminário temático que integrou a disciplina Epistemologia da Pesquisa, ministrada pela Dra. Francely Aparecida dos Santos, no Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE, cujo o foco era o estudo e a análise crítica do capítulo 2 da obra Pesquisa Social: Teoria, Método e Criatividade, de Maria Cecília de Souza Minayo. A atividade, justificou-se pela necessidade dos acadêmicos em aprofundar a compreensão sobre os fundamentos da pesquisa qualitativa. O problema norteador do estudo foi, como articular os princípios epistemológicos da pesquisa qualitativa na construção e/ou revisão dos projetos de pesquisa em educação dos acadêmicos da disciplina.
O seminário, dividido em 6 equipes, composto por 7 acadêmicos, que organizaram as apresentações de forma expositiva e dialogada, utilizando slides projetados e apresentando os conceitos-chave de cada capítulo do livro. A base teórica central desse estudo foi o livro organizado por Minayo (2002). Além disso, dialogamos com Demo (2015, p.134). Esses autores reforçaram a necessidade de alinhar objetivos de pesquisa a escolhas metodológicas intencionais, evitando “receitas prontas”.
Como resultado do seminário, identificamos através dos relatos ao fim das apresentações, que todos os acadêmicos identificaram lacunas em seus projetos de pesquisa. Além disso, houve uma aprendizagem coletiva através da discussão sobre como elaborar um projeto de pesquisa, finalizando com revisão dos projetos, contendo critérios como “contextualização do problema” e “transparência ética”.
O seminário fortaleceu nossa formação como pesquisadores críticos, aptos a desenvolver estudos que “continuamos a fazer perguntas e a buscar soluções. Para problemas essenciais, como a pobreza, a miséria, a fome, a violência, a ciência continuam sem respostas e sem propostas” Minayo (2002, p. 10). Além disso, a ênfase na ética relaciona-se ao eixo temático do COPED (Congresso Nacional De Pesquisa Em Educação), que em 2025 aborda “Contradições e (im)possibilidades da sustentabilidade”. A experiência mostrou que a pesquisa social, quando engajada, pode ser ferramenta de denúncia e intervenção em desigualdades sociais.
O seminário foi um marco na trajetória acadêmica da turma, pois permitiu entender a metodologia não como um fim, mas como caminho para respostas significativas.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica