PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NAS PERSPECTIVAS DAS PROFESSORAS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE ESTADUAL DE ESPINOSA (MG) E O PROCESSO DE ENSINO E DA APRENDIZAGEM

  • Autor
  • Welinton Junior Cirqueira Silva
  • Co-autores
  • João Paulo da Silva Andrade
  • Resumo
  •  

    A pesquisa investigou as práticas pedagógicas das professoras do primeiro ano do ensino fundamental da rede estadual de Espinosa, MG, focando no processo de ensino e aprendizagem. A problemática central abordou o significado dessas práticas e sua influência na alfabetização. A pesquisa foi dividida em dois capítulos: o primeiro apresentou uma revisão bibliográfica com autores como Soares (2020) e BNCC (2018), e o segundo envolveu a coleta de dados por meio de questionários aplicados a 10 professoras. A análise das respostas revelou conceitos e práticas predominantes no ensino da alfabetização, destacando a perspectiva das professoras sobre o tema.

     

  • Palavras-chave
  • Pesquisa, Práticas Pedagógicas, Professoras, Estratégias metodológicas.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Saberes e Práticas Educativas
Voltar Download
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
  • Educação Matemática
  • Educação e Diversidade
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
  • Saberes e Práticas Educativas
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
  • História da Educação
  • Infâncias e Educação Infantil
  • Processos Educativos dos Povos e Comunidades Tradicionais e Movimentos Sociais

Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica