Através da leitura crítica da obra Pesquisa social: teoria, método e criatividade da autora e organizadora Maria Cecília de Souza Minayo e das discussões e análises realizadas no Seminário Temático I da disciplina Epistemologia e Pesquisa em Educação, percebi a necessidade de reestruturação do meu Projeto de pesquisa. O presente relato, oferece informações de um referencial bibliográfico e sua possível contribuição para acadêmicos desenvolverem seu Projeto de pesquisa com solidez e cientificidade. Partiu-se da problematização: como garantir maior coerência metodológica e base teórica na construção do meu projeto de pesquisa? O objetivo desse relato de experiência é destacar a importância da leitura e discussões da obra Pesquisa social: teoria, método e criatividade da autora e organizadora Maria Cecília de Souza Minayo na reestruturação de um Projeto de pesquisa. Leitura com fichamentos das principais reflexões apresentadas pelos autores, participação no seminário com discussões da obra e análise dos projetos de pesquisas dos mestrandos da turma de 2025, reescrita e alinhamento entre as partes do projeto de pesquisa. A obra ofereceu subsídios teóricos e práticos, com reflexões acerca das Pesquisas Sociais. Minayo (2002) ressalta, que a pesquisa requer um trabalho que se realiza por conceitos, proposições, métodos e técnicas, denominado “Ciclo da pesquisa”. Com linguagem clara e objetiva, a obra ofereceu um diálogo direto com meu projeto de pesquisa, desde a elaboração da pergunta até o trabalho na pesquisa de campo, que a autora denomina de “Fase Exploratória”. No capítulo II, Deslandes (2002) aborda as três dimensões na construção do projeto de pesquisa: a técnica, a ideológica e a científica. A autora dá ênfase a dimensão técnica, dialogando com o pesquisador num movimento crítico e reflexivo através de perguntas norteadoras. A relevância desse relato, é sua possível contribuição a pesquisadores que buscam fundamentação e direcionamento na construção ou reconstrução de seu Projeto de pesquisa. A familiarização com a linguagem e conceitos científicos, necessários para construção de sentidos e a apropriação do contexto em que foram geradas, se articulam com o eixo “Saberes e Práticas Educativas”, pois oferece uma aproximação com a linguagem científica e traz reflexões acerca de uma Pesquisa Social, contribuindo na formação crítica do pesquisador em formação.
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XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
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