ALFABETIZANDO UMA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Autor
  • Samantha Aparecida Correa Alves
  • Co-autores
  • Cristiane Aparecida Baquim
  • Resumo
  • Contextualização e justificativa

    A experiência relatada apresenta a atuação de uma estagiária em 2022 com um aluno do 4º ano com deficiência intelectual (DI) moderada, em uma escola pública. A pesquisa justifica-se devido o aluno ainda não ter adquirido habilidades básicas de leitura e escrita, em desacordo com a BNCC e a LDB 9.394/96 que preveem a alfabetização até o 2º ano do Ensino Fundamental. 

     

    Problema norteador e objetivo

    Conforme o UNICEF, o analfabetismo entre crianças de 8 anos subiu de 8,5% para 20,8% entre 2019 a 2022. Nesse contexto, o estudo visou apresentar o processo de alfabetização de um aluno com DI moderada em uma escola pública, à luz das legislações educacionais.

     

    Procedimentos metodológicos 

    Adotou-se a metodologia qualitativa, através do relato de experiência vivenciado em um estágio em Educação Especial, e o embasamento teórico bibliográfico e documental.

     

    Fundamentação teórica que sustenta a prática desenvolvida 

    A pesquisa fundamentou-se em Soares (2020), que destaca o texto na alfabetização; Vygotsky (1991), com a Teoria Histórico-Cultural e a Zona de Desenvolvimento Proximal; e Freire (2020), crítico da educação bancária e defensor do protagonismo do aluno. Além de  Rodrigues (2008), que vê a inclusão como acolhimento das diferenças e valorização das potencialidades individuais.

     

    Resultado da prática e relevância social da experiência

    Durante o processo, o método alfabético mostrou-se insuficiente às necessidades do aluno, evidenciando a importância de práticas contextualizadas que integrem leitura e escrita, valorizem os saberes dos estudantes e rompam com a lógica da educação bancária (Freire, 2020).

     

    Relevância social da experiência e relações com o eixo temático do COPED

    O relato se insere no eixo temático "alfabetização, letramento e outras linguagens" ao abordar uma prática pedagógica inclusiva voltada à alfabetização de um estudante com deficiência intelectual, destacando a importância do direito à aprendizagem para todos. 

     

    Considerações finais

     

    O relato descreve o processo tardio de alfabetização de uma criança com DI, destacando a importância de práticas pedagógicas contextualizadas. Embora não tenha alcançado a alfabetização plena ao final do 4º ano, houve avanços significativos. A experiência evidenciou a necessidade de adaptações específicas e de políticas educacionais que respeitem as realidades escolares.

     
  • Palavras-chave
  • Prática pedagógica, Educação Especial, Inclusão escolar
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
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