VIVÊNCIAS NO PIBID: A FORMAÇÃO DOCENTE EM DIÁLOGO COM A REALIDADE ESCOLAR

  • Autor
  • Júlia Caravelli Miranda
  • Resumo
  • Este relato de experiência apresenta a atuação de uma bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na alfabetização de alunos do 5º ano do ensino fundamental, na Escola Municipal Monteiro Lobato, em Almenara/MG. O foco da prática pedagógica é superar as dificuldades de leitura e escrita enfrentadas pelos estudantes, por meio da aplicação do Método das 28 Palavras (M28P). Essa metodologia utiliza um conjunto inicial de 28 palavras, trabalhadas em cadernos personalizados, que funcionam como apostilas segmentadas para facilitar o reconhecimento lexical e o desenvolvimento da consciência fonológica. As palavras são exploradas em contextos significativos antes de serem decompostas em sílabas e letras, promovendo a autonomia dos alunos na construção da leitura e escrita. A experiência está alinhada às diretrizes do MEC e da BNCC, reforçando a importância da articulação entre teoria e prática na formação docente. Os resultados indicam avanços no desempenho dos estudantes e no desenvolvimento de competências leitoras, além de contribuir para a formação crítica e reflexiva do futuro professor.

  • Palavras-chave
  • PIBID; Formação docente; Prática pedagógica.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
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