Contextualização e justificativa da prática desenvolvida
A relevância do tema “atividade física e saúde” remete desde os tempos da Grécia antiga, pois teve reconhecimento dos grandes filósofos, como Sócrates, Platão e o médico Hipócrates. Estes compartilhavam a perspectiva do exercício físico como meio para manutenção da saúde corporal (Gualano e Tinucci, 2011).
Justificativa da prática
“[...] ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para sua produção ou a sua construção.” (Freire, 1996). Desta forma, a intervenção se justificou ao buscar uma construção ativa sobre o tema e que possibilitasse a sua produção e difusão para a vida.
Problema norteador e objetivos
O professor de Educação Física tem um papel fundamental na promoção da atividade física e na difusão dos conhecimentos sobre seus benefícios, através da educação em saúde (Gualano e Tinucci, 2011). Assim, a presente oficina buscou promover um diálogo com os estudantes sobre inatividade física, problemas de saúde e hábitos saudáveis.
Procedimentos e/ou estratégias metodológicas
Realizamos uma apresentação expositiva de quadros relacionados ao comportamento sedentário e hábitos saudáveis. Utilizamos imagens que mostravam hábitos saudáveis e hábitos sedentários, além de uma apresentação interativa. Duas dinâmicas foram usadas ao final para aproximar o aprendizado dos alunos e consolidar o conhecimento com metodologias ativas.
Fundamentação teórica que sustentou/sustenta a prática desenvolvida
Atualmente as Tecnologias de Comunicação e Informação (TIC’s) são associadas pela literatura à redução da atividade física, que junto à falta de estímulo ambiental, excesso de violência nas ruas, favorecem o sedentarismo infantil, prejudicando o desenvolvimento motor e antecipando doenças crônico-degenerativas (Carvalho et al., 2021).
Resultados da prática
Houve um trabalho de educação em saúde com os alunos, com foco no combate ao sedentarismo, relacionando-o com o uso das TIC’s, como em Souza et al. (2023), que incentivou a redução da ociosidade dos jovens e do risco social, destacando a importância em manter hábitos saudáveis por meio da prática de atividades físicas. Destacou-se a importância de reduzir o tempo de tela em aparelhos eletrônicos, ressaltando ainda que, foram sugeridas práticas de substituição, como jogos de movimento, interação social presencial e atividades ao ar livre.
Relevância social da experiência para o contexto/público destinado e para a educação e relações com o eixo temático do COPED
Os saberes e práticas educacionais estabelecem seu objetivo relacionando o comportamento do aluno com suas percepções e expectativas em relação às suas metas, construindo um diálogo com o conteúdo exposto. Observou-se de maneira geral, a fomentação da importância de conteúdos interdisciplinares que promovam a construção da cidadania do aluno e sua emancipação, enquanto um importante objetivo da educação e do fazer docente.
Considerações finais
Considerando o engajamento alcançado, a oficina se desenvolveu de maneira satisfatória, atingindo seus objetivos.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica