O avanço da tecnologia e a crescente demanda por competências digitais tornam o pensamento computacional uma habilidade essencial no século XXI. Este projeto de pesquisa, ainda em fase inicial, investiga a integração do pensamento computacional no ensino de Matemática, visando avaliar seus impactos no desenvolvimento cognitivo dos estudantes e nos processos de ensino e de aprendizagem matemática. De acordo com Wing (2006), o pensamento computacional envolve a capacidade de formular problemas e soluções que podem ser executadas por computadores ou humanos, por meio de processos como a decomposição, o reconhecimento de padrões, a abstração e a criação de algoritmos. Valente (2017) reforça que o pensamento computacional, mais do que programar, é uma forma de pensar e resolver problemas, sendo um recurso pedagógico potente no desenvolvimento do raciocínio lógico e da autonomia dos estudantes. O objetivo geral é analisar como a inserção dessa abordagem pode melhorar a compreensão de conceitos matemáticos, desenvolver habilidades críticas e analíticas, bem como otimizar a resolução de problemas. Especificamente, a pesquisa busca revisar interativamente a literatura sobre o tema, avaliar a presença do pensamento computacional em materiais didáticos, e propor atividades pedagógicas que estimulem o raciocínio lógico e a criatividade dos estudantes. Fundamentada em autores como Piaget (1970), Vygotsky (1989), Ausubel (1968), Papert (1980), Wing (2006) e Valente (2017), a pesquisa será conduzida com abordagem qualitativa e quantitativa. As fases incluem revisão bibliográfica, análise de livro didático, desenvolvimento e aplicação de materiais pedagógicos, além de coleta de dados por entrevistas, grupos focais e aplicação de sequências de tarefas. A análise dos dados envolverá técnicas de análise de conteúdo e estatística. Como a pesquisa está em fase inicial não há resultados. A investigação busca contribuir para uma aprendizagem matemática mais significativa, conectada às demandas contemporâneas, e oferecer subsídios práticos para a formação de professores e melhoria do ensino.
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XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
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