Esta pesquisa em andamento insere-se no campo da História da Educação com foco nas atuações do Núcleo de Capacitação e Apoio Pedagógico às Escolas de Educação Básica e do Centro de Capacitação de Profissionais da Educação Básica e de Atendimento à Pessoa Surda (CAS) na inclusão de surdos na Educação Básica no município de Januária-MG, no período de 2010 a 2024. Está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). A relevância histórica e educacional se justifica, pois proporciona conhecimentos sobre a inclusão de surdos, contribui para o fortalecimento do referencial teórico da área e possibilita uma compreensão sistemática dessa política educacional em uma realidade específica. O período investigado inicia-se em 2010, ano da criação do Núcleo, então subordinado ao CAS de Montes Claros-MG, que funcionou até 2021, consolidando-se o CAS de Januária. O recorte final da pesquisa é 2024, possibilitando a análise dos três anos de funcionamento da instituição de forma autônoma. O objetivo principal é historiar a educação de surdos em Januária no período delimitado, analisando como a instituição, em suas diferentes fases, atuou na capacitação e apoio aos docentes, com vistas à inclusão dos surdos na educação do município e regiões. Fundamenta-se teoricamente em autores como Strobel (2008) e Skliar (2016). Na metodologia da pesquisa histórica, serão Bloch (2021) e Burke (1992), utilizando fontes variadas como documentos escritos e depoimentos orais. Pinsky (2007) será relevante para nortear a coleta e a interpretação das fontes. Embora em fase inicial, a pesquisa evidencia potencial para fomentar reflexões sobre a educação de surdos e na formação continuada de professores na microrregião de Januária. Espera-se que os resultados estimulem novos estudos e ampliem o debate sobre o tema, não apenas em Januária e no norte de Minas Gerais, mas também em outras regiões do país.
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XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
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