O PIBID NA PRÁTICA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA EM ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO COM ALUNOS DO 2º ANO NA ESCOLA ESTADUAL VIRGÍNIO CRUZ

  • Autor
  • Carla Gabriele Lopes Ferreira
  • Co-autores
  • Deybe Carolina Rodrigues Alves , Mágila Gleisa N. F. Oliveira , Dayse Magna S. Moura
  • Resumo
  •  

    O PIBID NA PRÁTICA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA EM ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO COM ALUNOS DO 2º ANO NA ESCOLA ESTADUAL VIRGÍNIO CRUZ

     

    Este relato apresenta a experiência do projeto PIBID na Escola Estadual Virgínio Cruz, em Espinosa, MG, onde futuras pedagogas realizaram intervenções pedagógicas com alunos do 2º ano do Ensino Fundamental I. Foram atendidos nove estudantes, com atividades lúdicas e oficinas voltadas para o desenvolvimento da alfabetização e letramento, buscando atender às necessidades individuais, especialmente dos alunos com maiores dificuldades.

    A prática valorizou metodologias ativas e o uso do brincar, que, segundo autores, estimulam a criatividade e aprimoram a compreensão do mundo pelas crianças. Essas abordagens contribuíram para aumentar o engajamento, entusiasmo e desempenho dos estudantes.

    A experiência reforçou a importância da conexão entre teoria e prática na formação de futuros professores, além de promover um ensino mais humanizado e efetivo na escola pública. O programa PIBID, assim, tanto enriquece a formação acadêmica quanto melhora o processo de ensino e aprendizagem na escola.

     

  • Palavras-chave
  • intervenção, alfabetização, ludicidade
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
Voltar Download
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
  • Educação Matemática
  • Educação e Diversidade
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
  • Saberes e Práticas Educativas
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
  • História da Educação
  • Infâncias e Educação Infantil
  • Processos Educativos dos Povos e Comunidades Tradicionais e Movimentos Sociais

Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica