Resumo – Relato de Experiência
Este relato descreve a realização de um bingo geográfico com alunos do 2° ano do Ensino Médio, como atividade do PIBID, para revisar conteúdos de forma lúdica. A atividade destacou a importância das metodologias ativas e o papel do PIBID na formação docente.
Problema norteador e objetivos
Como tornar o ensino de Geografia mais dinâmico e significativo para os alunos do Ensino Médio por meio de práticas lúdicas como o bingo, no contexto do PIBID?
Objetivo:
Revisar os conteúdos de Geografia de forma acessível e participativa, estimulando a participação dos alunos e os efeitos das metodologias ativas na aprendizagem.
Procedimentos e/ou estratégias metodológicas
Foi utilizado um bingo geográfico como estratégia lúdica para revisar conteúdos com alunos do 2º ano do Ensino Médio. Após uma breve revisão teórica, os alunos participaram em duplas, o que incentivou autonomia e engajamento. O desempenho variou conforme o preparo das turmas, evidenciando o potencial das metodologias lúdicas e a importância de adaptá-las ao contexto escolar.
Fundamentação teórica que sustentou/sustenta a prática desenvolvida
O uso do jogo como ferramenta pedagógica tornou o ensino mais dinâmico, significativo e prazeroso. Segundo autores como Verri e Endlich (2009) e Almeida Junior e Freitas (2022), os jogos favorecem o desenvolvimento intelectual, cognitivo, social e cultural. A prática demonstrou que, quando bem planejados, os jogos estimulam a aprendizagem crítica e colaborativa, contribuindo para a construção do conhecimento.
Resultados da prática
A prática foi aplicada em seis turmas do 2º ano do Ensino Médio, com foco no tema "População". Após a apresentação de conceitos básicos, os alunos, organizados em duplas, participaram do bingo, promovendo colaboração, troca de conhecimentos e respeito aos diferentes ritmos de aprendizagem, tornando a atividade mais eficaz e envolvente.
Relevância social da experiência para o contexto/público destinado e para a educação e relações com o eixo temático do COPED
A prática se relaciona ao eixo "Saberes e práticas educativas" ao unir teoria e prática na formação docente. Foi significativa para alunos e pibidianos, fortalecendo a ligação entre universidade e escola. O uso de metodologias ativas aproximou os conteúdos da realidade dos estudantes, promovendo inclusão, participação e um ambiente escolar mais acolhedor.
Considerações finais
O bingo geográfico evidenciou que práticas lúdicas tornam o ensino mais eficaz e atrativo. Para os pibidianos, foi uma experiência formativa que exigiu adaptação e destacou a importância da empatia e criatividade na docência. Conclui-se que o PIBID contribui para uma prática pedagógica mais reflexiva e que jogos bem planejados tornam o ambiente escolar mais motivador e colaborativo.
Referências
ALMEIDA JUNIOR, Isaias Isidio de; FREITAS, Edivaldo Simão de. Sobre jogos: historicidade e importância do ensino lúdico-didático para educação infantil. Revista Educação e Formação, Fortaleza, v. 15, n. 29, p. 249-265, jul. 2022.
ATIVIDADES INTERATIVAS. Jogos e atividades educacionais online. Disponível em: https://atividadesinterativas.com.br/. Acesso em: 28 abr. 2025.
VERRI, Juliana Bertolino; ENDLICH, Ângela Maria. A utilização de jogos aplicados no ensino de Geografia. Revista Percurso – NEMO, Maringá, v. 1, n. 1, p. 65-83, 2009.
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