NOÇÕES LÓGICO-MATEMÁTICO DE CRIANÇAS DE 5 A 6 ANOS DE IDADE: ANALISE DE ENTREVISTAS DIAGNÓSTICAS

  • Autor
  • Maria Eduarda Dias de castro
  • Co-autores
  • Maria Luisa Santos Nobre
  • Resumo
  • Este trabalho que foi realizado na disciplina de Fundamentos da Matemática I,ministrada pela Professora Dra. Francely Aparecida dos Santos e apresenta os resultados deum trabalho de campo desenvolvido com 12 crianças entre 05 a 06 anos de idade com foco nopensamento lógico-matemático. Foram trabalhadas 18 questões temáticas que envolvem osconceitos de seriação, sequência, correspondência biunívoca, conservação de massa e dequantidade, quantificação, contagem, dentre outros, utilizando recursos didáticos organizadosem uma caixa pedagógica. Com essa atividade foi possível desconstruir a ideia de que aMatemática é algo distante e maçante, a ponto de não ser possível de se aprender. Além decontribuir para facilitar a elaboração de estratégias pedagógicas para trabalhar com aMatemática em sala de aula, promovendo então, um ensino mais lúdico, participativo e queatenda a todas as crianças.

  • Palavras-chave
  • Pensamento lógico-matemático. Ensino de Matemática. Ensino Fundamental I.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Educação Matemática
Voltar Download
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
  • Educação Matemática
  • Educação e Diversidade
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
  • Saberes e Práticas Educativas
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
  • História da Educação
  • Infâncias e Educação Infantil
  • Processos Educativos dos Povos e Comunidades Tradicionais e Movimentos Sociais

Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica