CENSO ÉTNICO-RACIAL DA ESCOLA ESTADUAL CORONEL FILOMENO RIBEIRO: CONHECIMENTO E IDENTIDADE

  • Autor
  • Luís Gustavo Teixeira Brandão
  • Co-autores
  • Isadora Sousa Rocha Santos , Clelma R. Martins Mendes
  • Resumo
  •  

    O presente projeto foi desenvolvido nas atividades do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), acerca da aplicação de um censo étnico-racial com todos os estudantes e servidores da Escola Estadual Coronel Filomeno Ribeiro no primeiro bimestre letivo do ano de 2025, utilizando as categorias de cor ou raça propostas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O objetivo principal da atividade e deste resumo expandido é refletir e reforçar a importância de se abordar a diversidade e equidade étnico-racial nas escolas, tendo como referência as Leis n° 10.639/03 e n° 11.645/08. As legislações mencionadas estabelecem a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira, africana e indígenas nas escolas, propondo uma educação antirracista que valorize a cultura, identidade e história do povo negro e dos povos originários.

  • Palavras-chave
  • Censo étnico-racial, Diversidade, Educação antirracista, Leis nº 10.639/03 e nº 11.645/08.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Educação e Diversidade
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