INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: EXPERIÊNCIA DO PIBID NO PREPARATÓRIO PARA O INSTITUTO FEDERAL E PROVA BRASIL

  • Autor
  • Anne Heloisa Alves Evangelista
  • Co-autores
  • Lailson dos Reis Pereira Lopes
  • Resumo
  •  

    Este relato descreve a experiência vivenciada no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), em uma escola pública, com foco na preparação de alunos do 9º ano para a Prova Brasil e o processo seletivo do Instituto Federal. A atuação ocorreu por meio da elaboração e aplicação de atividades de reforço em Matemática, com o objetivo de sanar defasagens e promover o raciocínio lógico. A prática foi fundamentada nas teorias de Vygotsky e Libâneo, sustentando uma metodologia baseada na mediação pedagógica, na aprendizagem significativa e no contexto sociocultural dos alunos. Como resultados, observou-se o aumento do engajamento, a melhora no desempenho e o fortalecimento do papel docente.

  • Palavras-chave
  • PIBID, ensino de Matemática, intervenção pedagógica.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Educação Matemática
Voltar Download
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
  • Educação Matemática
  • Educação e Diversidade
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
  • Saberes e Práticas Educativas
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
  • História da Educação
  • Infâncias e Educação Infantil
  • Processos Educativos dos Povos e Comunidades Tradicionais e Movimentos Sociais

Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica