Esta pesquisa, em desenvolvimento no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unimontes e sob orientação do professor Dr Julio Cesar Machado (Universiade do Estado de Minas Gerais), investiga as representações do autismo em desenhos animados contemporâneos voltados ao público infantojuvenil e suas implicações na formação docente. Parte-se da constatação de que tais produções audiovisuais constituem práticas sociais de letramento multimodal e, por isso, atuam na construção simbólica de sentidos sobre a diferença, influenciando percepções escolares. O objetivo geral é analisar as representações de personagens com traços associados ao Transtorno do Espectro Autista (TEA) em animações como Steven Universe e She-Ra and the Princesses of Power, descrevendo suas construções visuais, verbais e sonoras, além de discutir suas possíveis reverberações na prática docente. A fundamentação teórica articula os estudos dos multiletramentos (Rojo, 2012; Soares, 2009; Cazden et al, 2021), a teoria da representação (Hall, 2006), a pedagogia crítica (Freire, 1996), os estudos da neurodiversidade (Sinclair, 1993; Walker, 2014), a análise do discurso (Fairclough, 2001; van Dijk, 2008) e a teoria semântico-argumentativa (Ducrot, 1987; Amossy, 2005). Metodologicamente, trata-se de uma abordagem qualitativa, com análise documental e categorial dos episódios selecionados, considerando aspectos multimodais. Até o momento, foram selecionadas as obras e iniciada a delimitação das personagens e dos episódios com maior relevância discursiva. Inserida no eixo “Educação e Diversidade”, a pesquisa busca contribuir para o debate sobre práticas pedagógicas inclusivas, ao propor uma reflexão crítica sobre a presença - ou ausência - de narrativas não capacitistas na cultura midiática, promovendo uma formação docente sensível à justiça cognitiva e à pluralidade de existências no espaço escolar.
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XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
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