O PAPEL DA GEOGRAFIA NOS ITINERÁRIOS FORMATIVOS DO NOVO ENSINO MÉDIO

  • Autor
  • ANNE CAROLINE MENDES CARDOSO
  • Co-autores
  • Geovanna Souza Oliveira Silva , Igor Martins de Oliveira
  • Resumo
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    Esta pesquisa tem como objetivo analisar o papel que o componente curricular de Geografia ocupou na formulação do Novo Ensino Médio e na implementação dos itinerários formativos, destacando sua formação crítica e interdisciplinar. A metodologia aplicada foi a revisão bibliográfica e a análise dos Cadernos de Itinerários Formativos referentes ao 1º ano do Ensino Médio. Conclui-se através deste presente trabalho, que apesar de apresentar potencialidades, o NEM se mostrou ineficaz à realizada das escolas brasileiras, ao reduzir a carga horária das disciplinas e fragmentar o currículo. À Geografia cabe superar obstáculos estruturais para efetivação de seu caráter formativo no NEM.

     

  • Palavras-chave
  • Geografia; Itinerários Formativos; Novo Ensino Médio.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
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