Esse trabalho apresenta resultados de um levantamento bibliográfico realizado no acervo bibliotecário da Escola Estadual Professor Plínio Ribeiro, em Montes Claros, Minas Gerais. Através da ação, elaborada por bolsistas do projeto Escola em Movimento: educação para a diversidade e protagonismo estudantil FAPEMIG, objetivou-se verificar, por meio de metodologia quantitativa, os exemplares disponíveis aos professores e alunos, que abrangiam as temáticas das relações étnico-raciais e de gênero, buscando averiguar as condições oferecidas pelo acervo para a aplicação das Leis 10.639/03, 11.645/08, 14.164/21 e 14.986/2024, que dizem da obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira, indígena, e da instituição da Semana de Valorização de Mulheres que fizeram História. Com a análise do levantamento, constatamos a necessidade da demanda pela aquisição de novos exemplares, além da reorganização dos livros que enfatizavam tais abordagens em prateleira específica e identificada por tópicos em etiquetas.
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XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
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