CONTE UM CONTO: REFLETINDO SOBRE CONHECIMENTOS LINGUÍSTICOS A PARTIR DAS PRODUÇÕES ESCRITAS
Ester Ferreira da Rocha Dias
Unimontes
esterferreiradarochadias2004@gmail.com
Lorena Gomes Barbosa Rodrigues
Unimontes
barbosalorena476@gmail.com
Rita de Cássia Silva Dionísio Santos
Unimontes
cassiadionisio@hotmail.com
Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
Palavras-chave: Literatura; Conto; Escrita.
Resumo – Relato de Experiência
Este resumo apresenta um relato de experiência de atividades do subprojeto de Letras Português do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/UNIMONTES), envolvendo práticas sociais de leitura e escrita para promover (multi)letramentos de estudantes da Educação Básica.
Contextualização e justificativa da prática desenvolvida
O ensino da Língua Portuguesa é pautado por competências e habilidades previstas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que organiza os conteúdos do Ensino Fundamental II. Assim, foi proposta uma Sequência Didática intitulada “Conte um conto: desvendando mundos fantásticos”, visando à consolidação de conhecimentos, atitudes e valores adquiridos nos anos iniciais. Este trabalho apresenta reflexões de atividades em desenvolvimento, realizadas desde fevereiro de 2025, pelo subprojeto na Escola Municipal Dona Vidinha Pires que, para atender a proposta curricular do 6º e 7º ano, aprofundou o estudo do conto. Entre as habilidades mobilizadas, destaca-se a EF67LP30 que propõe criar narrativas ficcionais de acordo com a composição própria de cada gênero e que se associa com a EF67LP32, em relação a escrever com correção ortográfica, e a EF67LP33, sobre pontuar textos adequadamente.
Problema norteador e objetivos
Como corrigir e devolver os textos escritos aos alunos com o objetivo de orientá-los a melhorar o processo de escrita, incluindo habilidades linguísticas de ortografia e pontuação?
Procedimentos metodológicos
Trata-se de uma pesquisa-ação pautada por produção de texto diagnóstica, atividades de compreensão e interpretação, reescrita direcionada da produção inicial e, ao final, nova proposta de produção escrita, que resultará em uma mostra de textos em um evento literário na escola. Durante a correção das produções escritas,surgiu a necessidade de uma intervenção que partissedas dificuldades individuais de cada aluno em relação ao gênero proposto e às habilidades linguísticas de ortografia e pontuação – etapa em que a assistência individualizada das pibidianas mostrou-se relevante.
Fundamentação teórica que sustenta a prática desenvolvida
A prática desenvolvida possui como fundamentação teórica as reflexões de Koch e Elias (2012), que destacam a escrita como um processo de ativação de inúmeros conhecimentos, entre eles o conhecimento linguístico, que envolve a ortografia, a pontuação e o léxico.
Resultados da prática
Após a assistência individual oferecida, percebe-se que os alunos conseguem refletir melhor sobre suas produções e, com autonomia, compreender a necessidade de correções de ortografia e pontuação.
Relevância social da experiência para o público destinado e para a educação e relações com o eixo temático do COPED
A metodologia utilizada na correção dos textos dos alunos, envolvendo conhecimentos linguísticos, é essencial para que eles compreendam que o processo de escrita envolve revisões e reescritas para adequar a linguagem ao seu objetivo social.
Considerações finais
Enquanto docentes, cabe a nós repensarmos as nossas práticas e estratégias pedagógicas, recorrendo a abordagens que de fato efetivem o aprendizado do aluno em relação ao conteúdo proposto, possibilitando uma reflexão sobre as dificuldades existentes.
Referências
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC, 2017.
KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e Escrever: estratégias de produção textual. São Paulo: Editora Contexto, 2012.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica