CONTE UM CONTO: REFLETINDO SOBRE CONHECIMENTOS LINGUÍSTICOS A PARTIR DAS PRODUÇÕES ESCRITAS

  • Autor
  • Ester Ferreira da Rocha Dias
  • Co-autores
  • Lorena Gomes Barbosa Rodrigues , Rita de Cássia Silva Dionísio Santos
  • Resumo
  • CONTE UM CONTO: REFLETINDO SOBRE CONHECIMENTOS LINGUÍSTICOS A PARTIR DAS PRODUÇÕES ESCRITAS

    Ester Ferreira da Rocha Dias

    Unimontes

    esterferreiradarochadias2004@gmail.com

    Lorena Gomes Barbosa Rodrigues

    Unimontes

    barbosalorena476@gmail.com

    Rita de Cássia Silva Dionísio Santos

    Unimontes

    cassiadionisio@hotmail.com

    Alfabetização, Letramento e outras Linguagens

    Palavras-chave: Literatura; Conto; Escrita.

    Resumo – Relato de Experiência

    Este resumo apresenta um relato de experiência de atividades do subprojeto de Letras Português do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/UNIMONTES), envolvendo práticas sociais de leitura e escrita para promover (multi)letramentos de estudantes da Educação Básica.

    Contextualização e justificativa da prática desenvolvida

    O ensino da Língua Portuguesa é pautado por competências e habilidades previstas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que organiza os conteúdos do Ensino Fundamental II. Assim, foi proposta uma Sequência Didática intitulada “Conte um conto: desvendando mundos fantásticos”, visando à consolidação de conhecimentos, atitudes e valores adquiridos nos anos iniciais. Este trabalho apresenta reflexões de atividades em desenvolvimento, realizadas desde fevereiro de 2025, pelo subprojeto na Escola Municipal Dona Vidinha Pires que, para atender a proposta curricular do 6º e 7º ano, aprofundou o estudo do conto. Entre as habilidades mobilizadas, destaca-se a EF67LP30 que propõe criar narrativas ficcionais de acordo com a composição própria de cada gênero e que se associa com a EF67LP32, em relação a escrever com correção ortográfica, e a EF67LP33, sobre pontuar textos adequadamente. 

    Problema norteador e objetivos 

    Como corrigir e devolver os textos escritos aos alunos com o objetivo de orientá-los a melhorar o processo de escrita, incluindo habilidades linguísticas de ortografia e pontuação? 

    Procedimentos metodológicos

    Trata-se de uma pesquisa-ação pautada por produção de texto diagnóstica, atividades de compreensão e interpretação, reescrita direcionada da produção inicial e, ao final, nova proposta de produção escrita, que resultará em uma mostra de textos em um evento literário na escola. Durante a correção das produções escritas,surgiu a necessidade de uma intervenção que partissedas dificuldades individuais de cada aluno em relação ao gênero proposto e às habilidades linguísticas de ortografia e pontuação – etapa em que a assistência individualizada das pibidianas mostrou-se relevante.

    Fundamentação teórica que sustenta a prática desenvolvida

    A prática desenvolvida possui como fundamentação teórica as reflexões de Koch e Elias (2012), que destacam a escrita como um processo de ativação de inúmeros conhecimentos, entre eles o conhecimento linguístico, que envolve a ortografia, a pontuação e o léxico.

    Resultados da prática

    Após a assistência individual oferecida, percebe-se que os alunos conseguem refletir melhor sobre suas produções e, com autonomia, compreender a necessidade de correções de ortografia e pontuação.

    Relevância social da experiência para o público destinado e para a educação e relações com o eixo temático do COPED

    A metodologia utilizada na correção dos textos dos alunos, envolvendo conhecimentos linguísticos, é essencial para que eles compreendam que o processo de escrita envolve revisões e reescritas para adequar a linguagem ao seu objetivo social. 

    Considerações finais

    Enquanto docentes, cabe a nós repensarmos as nossas práticas e estratégias pedagógicas, recorrendo a abordagens que de fato efetivem o aprendizado do aluno em relação ao conteúdo proposto, possibilitando uma reflexão sobre as dificuldades existentes.

    Referências

    BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC, 2017.

    KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e Escrever: estratégias de produção textual. São Paulo: Editora Contexto, 2012.

  • Palavras-chave
  • Literatura; Conto; Escrita.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
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