Resumo – Relato de Experiência
Contextualização e justificativa da prática desenvolvida
O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) é instrumento essencial de avaliação da educação superior (BRASIL, 2019). A escuta ativa de estudantes do Curso de Enfermagem da UNIMONTES revelou dificuldades específicas nas edições anteriores, evidenciando a necessidade de práticas pedagógicas mais direcionadas à formação de competências críticas e técnico-científicas.
Problema norteador e objetivos
As dificuldades relatadas pelos discentes motivaram o fortalecimento do processo ensino-aprendizagem, com foco em práticas educativas ativas e avaliações formativas, visando ao desenvolvimento de competências e à consolidação da excelência acadêmica.
Procedimentos e/ou estratégias metodológicas
Trata-se de um relato de experiência, de natureza descritiva e abordagem qualitativa, vinculado ao projeto de ensino (Resolução CEPEX nº 268/2023), que implementou: capacitação docente em metodologias ativas, simulados com devolutivas formativas, monitoramento de indicadores, rodas de conversa, oficinas pedagógicas e ações de acolhimento, com adaptações fundamentadas na escuta discente.
Fundamentação teórica que sustentou/sustenta a prática desenvolvida
A fundamentação ancorou-se na concepção freiriana de educação emancipadora (FREIRE, 1996), na avaliação formativa como ferramenta de regulação das aprendizagens (PERRENOUD, 1999) e nas metodologias ativas que favorecem o protagonismo discente (MORAN, 2018; BERBEL, 2018). O uso de indicadores educacionais (BRASIL, 2019) permitiu ajustes pedagógicos baseados em evidências.
Resultados da prática
Em 2019, o curso apresentou conceito ENADE 4, Índice de Diferença de Desempenho (IDD) 3 e Conceito Preliminar de Curso (CPC) 4, revelando sólida formação, com oportunidades de avanço. Com a implementação constante de práticas inovadoras, em 2023, o curso obteve ENADE 5, IDD 4 (maior índice entre as instituições públicas mineiras) e CPC 4. Nacionalmente, o curso alcançou a 21ª posição entre 976 cursos avaliados, e a 4ª colocação entre as instituições públicas mineiras, consolidando a qualidade acadêmica.
Relevância social da experiência para o contexto/público destinado e para a educação e relações com o eixo temático do COPED
A experiência demonstra o impacto das práticas educativas inovadoras na formação crítica e ética dos futuros profissionais enfermeiros(as), evidenciando o compromisso social do curso.
Considerações finais
As práticas baseadas em metodologias ativas impulsionaram os indicadores acadêmicos, destacando a integração entre ensino, avaliação formativa e inovação na excelência da formação em enfermagem.
Referências
BERBEL, Neusi Aparecida Navas. Metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, v. 39, n. 1, p. 103-118, 2018.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Indicadores de qualidade da educação superior: Enade, CPC e IGC. Brasília: INEP, 2019.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
MORAN, José Manuel. Metodologias ativas para uma educação inovadora. In: BACICH, Lilian; MORAN, José Manuel (orgs.). Metodologias ativas para uma educação inovadora. Porto Alegre: Penso, 2018. p. 15-40.
PERRENOUD, Philippe. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens. Porto Alegre: Artmed, 1999.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS (UNIMONTES). Projeto de Ensino Tópicos Especiais de Enfermagem. Resolução CEPEX nº 268/2023.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica