RELATO DE EXPERIÊNCIA: ATUAÇÃO NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA ESTADUAL VIRGÍNIO CRUZ

  • Autor
  • Danúbia Oliveira Silva
  • Co-autores
  • Rhanna Gabriela Lemos Santos , Mágila Gleisa Neves Fernandes Oliveira
  • Resumo
  • Este trabalho apresenta experiências valiosas e significativa vivenciada por duas bolsistas participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), na turma do 1º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Virgínio Cruz, em Espinosa/MG. Junto com o professor regente, desenvolvemos atividades voltadas para alunos com dificuldades em leitura, escrita e raciocínio lógico-matemático. Usamos estratégias lúdicas e inclusivas que ajudaram no aprendizado e na participação dos alunos. A prática teve como base teórica os autores Paulo Freire, Vygotsky e Kishimoto. que reforçam a importância do acolhimento e do brincar na aprendizagem. Essas vivências têm sido essenciais para formação acadêmica como futuras professoras e trouxeram contribuições importantes para a escola.

     

  • Palavras-chave
  • Alfabetização, intervenção pedagógica, inclusão escolar.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
Voltar Download
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
  • Educação Matemática
  • Educação e Diversidade
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
  • Saberes e Práticas Educativas
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
  • História da Educação
  • Infâncias e Educação Infantil
  • Processos Educativos dos Povos e Comunidades Tradicionais e Movimentos Sociais

Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica