PLANEJAMENTO ESCOLAR: UM INSTRUMENTO NECESSÁRIO AO TRABALHO DOCENTE

  • Autor
  • Naeli Costa de Matos Oliveira
  • Co-autores
  • Edna Aparecida de Oliveira
  • Resumo
  • Resumo – Relato de Experiência

     

    O presente trabalho apresenta um relato de experiência do ato de planejar observado em uma reunião de uma professora  com a supervisora de uma escola da rede estadual de Minas Gerais.

     

    Contextualização e justificativa da prática desenvolvida

     

    A reunião acorreu em uma escola da rede estadual de Minas Gerais. No contexto da reunião foi apresentado para a supervisora o plano de aula desenvolvido pela professora e, em seguida, foi feito uma análise do planejamento  sobre o que poderia melhorar. A prática desenvolvida é necessária para a docência, pois serve como um norteador para que o docente possa exercer o seu trabalho com êxito.

     

    Problema norteador e objetivos

     

     O planejamento é, na verdade, um instrumento que precisa ser elaborado de forma reflexiva e consciente, com espaço para modificações se assim necessário (ORSO, 2015). O planejamento precisa ser elaborado com o objetivo de ajudar na prática docente lavando em consideração a realidade da sala de aula e as necessidades dos estudantes.

     

    Procedimentos e/ou estratégias metodológicas

     

    O planejamento apresentado pela professora apresentava elementos como: unidade temática; objetivo; habilidades; metodologias e avaliação. O plano foi desenvolvido voltado para a necessidade e realidade da sala de aula em que ela trabalhava.

     

    Fundamentação teórica que sustentou/sustenta a prática desenvolvida

     

    Ao planejar uma aula é necessário olharmos para a realidade, além disso o plano de aula não pode ser rígido, de forma que se for preciso, possamos modificá-lo. A metodologia do planejamento segue uma estrutura com definição do tema; justificativa; objetivos; conteúdos; e metodologia (ORSO, 2015).

     

    Resultados da prática

     

    Com a reunião, houve um alinhamento no plano de aula elaborado   pela professora, mostrando que seu planejamento foi elaborado de forma adequada. Ou seja, o plano elaborado pela professora não era engessado, mas adaptável, conforme a necessidade da realidade da turma.

     

    Relevância social da experiência para o contexto/público destinado e para a educação e relações com o eixo temático do COPED

     

     Quando entendemos o quão importante é o planejamento, passamos a olhar de maneira que o compreendemos como um instrumento que o docente precisa utilizar, sendo fundamental para a execução de um bom trabalho, fundamentado na realidade e necessidade de cada sala de aula, criando possibilidade de interferir diretamente no aprendizado dos estudantes.

     

    Considerações finais

     

    Planejar é um ato contínuo na vida do docente, independentemente dos anos de experiência, uma vez que é um processo contínuo e de grande importância. Por esse motivo não se pode fazê-lo de qualquer maneira, mas sempre buscando a excelência (ORSO, 2015).

  • Palavras-chave
  • Planejamento escolar. Docência. PIBID
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Saberes e Práticas Educativas
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