LIMITES E POSSIBILIDADES DO USO DO SOFTWARE MODELLUS 4.0 PARA O ENSINO INTERDISCIPLINAR DE FUNÇÕES POLINOMIAS: UM ESTUDO À LUZ DA TRRS

  • Autor
  • Elias Rodrigues de Souza
  • Co-autores
  • Josué Antunes de Macêdo
  • Resumo
  • Este trabalho, recorte de pesquisa de Mestrado, em andamento, que objetiva investigar os limites e possibilidades do uso do software Modellus 4.0 como ferramenta interdisciplinar para o estudo de funções polinomiais de 1° e 2° grau por meio de problemas físicos matemáticos, à luz da Teoria dos Registros de Representação Semiótica (TRRS). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, nos quais sequências de atividades foram aplicadas à 18 estudantes do Ensino Médio.  Embasados nos principais aspectos da TRRS os dados foram tratados e analisados.  Os principais resultados demonstram a mobilização das atividades  de formação, tratamento, conversão e a interpretação global figural,  evidenciando as potencialidades deste software para estudo interdisciplinar deste tipo de função. 

  • Palavras-chave
  • Estudo Interdisciplinar de Funções. Software Modellus 4.0. Registros de Representação Semiótica
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Educação Matemática
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