RELATO DE EXPERIÊNCIA: O PIBID E SUA CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE

  • Autor
  • Ellen Jenifer Davi Araújo
  • Co-autores
  • Macelly Soares Miranda
  • Resumo
  •  

    O presente relato descreve as ações realizadas por pibidianas do curso de Pedagogia da Unimontes junto à turma do 4º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Virgínio Cruz, em Espinosa/MG, no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). A prática pedagógica teve como foco a melhoria da fluência na leitura, interpretação e escrita, devido à defasagem observada na turma. Para isso, foram planejadas e aplicadas intervenções pedagógicas com atividades voltadas ao ensino de Língua Portuguesa, como leitura, produção textual, jogos e oficinas de gêneros textuais, todas contextualizadas com a realidade dos alunos. A fundamentação teórica baseou-se em Vygotsky, Freire e Magda Soares, defendendo a aprendizagem como um processo social, dialógico e lúdico. Os resultados mostraram avanços significativos na compreensão dos gêneros textuais, leitura, interpretação e produção, além de maior engajamento dos alunos. A experiência demonstrou a relevância do PIBID na formação docente, fortalecendo a integração entre universidade e escola e contribuindo para a formação integral dos licenciandos. Constatou-se que a aprendizagem se torna mais efetiva quando aliada à prática pedagógica, reforçando o papel fundamental do professor e de metodologias dinâmicas e contextualizadas na consolidação do saber.

     

  • Palavras-chave
  • PIBID, Formação, Aprendizagem.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Saberes e Práticas Educativas
Voltar Download
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
  • Educação Matemática
  • Educação e Diversidade
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
  • Saberes e Práticas Educativas
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
  • História da Educação
  • Infâncias e Educação Infantil
  • Processos Educativos dos Povos e Comunidades Tradicionais e Movimentos Sociais

Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica