O presente relato descreve as ações realizadas por pibidianas do curso de Pedagogia da Unimontes junto à turma do 4º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Virgínio Cruz, em Espinosa/MG, no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). A prática pedagógica teve como foco a melhoria da fluência na leitura, interpretação e escrita, devido à defasagem observada na turma. Para isso, foram planejadas e aplicadas intervenções pedagógicas com atividades voltadas ao ensino de Língua Portuguesa, como leitura, produção textual, jogos e oficinas de gêneros textuais, todas contextualizadas com a realidade dos alunos. A fundamentação teórica baseou-se em Vygotsky, Freire e Magda Soares, defendendo a aprendizagem como um processo social, dialógico e lúdico. Os resultados mostraram avanços significativos na compreensão dos gêneros textuais, leitura, interpretação e produção, além de maior engajamento dos alunos. A experiência demonstrou a relevância do PIBID na formação docente, fortalecendo a integração entre universidade e escola e contribuindo para a formação integral dos licenciandos. Constatou-se que a aprendizagem se torna mais efetiva quando aliada à prática pedagógica, reforçando o papel fundamental do professor e de metodologias dinâmicas e contextualizadas na consolidação do saber.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica