A presente pesquisa emergiu da participação das acadêmicas bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) que acompanharam o planejamento para a execução do projeto Território da Leitura em uma escola estadual no município de Montes Claros, bem como dos estudos sobre alfabetização e letramento na sala de aula, propostos pela coordenadora de área, professora Cecídia Barreto Almeida. Nesse sentido, a pesquisa tem por finalidade contribuir para o debate acerca da formação de crianças leitoras de modo a compreender como o projeto Território da Leitura, lançado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), é desenvolvido na escola. Desse modo, o objetivo central é analisar as ações propostas pelo documento orientador do projeto Território da Leitura para a formação de leitores reflexivos e criativos. Diante disso, a pesquisa caracteriza-se como qualitativa, com análise documental do material orientador produzido pela SEE/MG, por meio da qual se pôde compreender o intuito do projeto de fortalecer as habilidades de leitura e de escrita dos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental das escolas estaduais de Minas Gerais.
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XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
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