Este trabalho investigou o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático em crianças de 5 e 6 anos da Educação Infantil, com base em atividades lúdicas e o uso de materiais manipuláveis. Fundamentado nas teorias construtivistas de Jean Piaget (2009) e Constance Kamii (1985), o estudo defende que a construção do conhecimento matemático ocorre por meio da interação ativa da criança com o ambiente. A pesquisa, realizada no âmbito da disciplina Fundamentos e Metodologia da Matemática I do curso de Pedagogia da Unimontes, aplicou entrevistas diagnósticas individuais a 12 crianças, utilizando recursos como blocos lógicos, fichas coloridas e massinha de modelar. Os resultados evidenciaram que experiências concretas favorecem a compreensão e a expressão de conceitos matemáticos, revelando diferentes níveis de domínio entre os participantes. Conclui-se que práticas pedagógicas lúdicas e significativas são fundamentais para promover o pensamento lógico-matemático desde os primeiros anos escolares, contribuindo para a formação integral da criança.
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XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
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