ENTREVISTA DIAGNÓSTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESVENDANDO O RACIOCINIO LÓGICO MATEMÁTICO DE CRIANÇAS

  • Autor
  • Mariana Ribeiro Pereira Freitas
  • Co-autores
  • Marina Aparecida de Souza Bispo
  • Resumo
  • Este trabalho investigou o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático em crianças de 5 e 6 anos da Educação Infantil, com base em atividades lúdicas e o uso de materiais manipuláveis. Fundamentado nas teorias construtivistas de Jean Piaget (2009) e Constance Kamii (1985), o estudo defende que a construção do conhecimento matemático ocorre por meio da interação ativa da criança com o ambiente. A pesquisa, realizada no âmbito da disciplina Fundamentos e Metodologia da Matemática I do curso de Pedagogia da Unimontes, aplicou entrevistas diagnósticas individuais a 12 crianças, utilizando recursos como blocos lógicos, fichas coloridas e massinha de modelar. Os resultados evidenciaram que experiências concretas favorecem a compreensão e a expressão de conceitos matemáticos, revelando diferentes níveis de domínio entre os participantes. Conclui-se que práticas pedagógicas lúdicas e significativas são fundamentais para promover o pensamento lógico-matemático desde os primeiros anos escolares, contribuindo para a formação integral da criança.

  • Palavras-chave
  • Entrevista Diagnóstica. Educação Infantil. Raciocínio lógico. Matemática e crianças.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Educação Matemática
Voltar Download
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
  • Educação Matemática
  • Educação e Diversidade
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
  • Saberes e Práticas Educativas
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
  • História da Educação
  • Infâncias e Educação Infantil
  • Processos Educativos dos Povos e Comunidades Tradicionais e Movimentos Sociais

Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica