O IMPACTO DO PIBID NA MINHA FORMAÇÃO ACADÊMICA
Gleicy Kelly Ferreira da Silva
Universidade Estadual de Montes Claros-Campus Almenara
fgleicykelly@gmail.com
Maria Eduarda Leite Silva
Universidade Estadual de Montes Claros-Campus Montes Claros
mariaeduarda301556@gmail.com
Eixo: Saberes e Práticas Educativas
Palavras-chave: Prática pedagógica, Formação docente, Alfabetização
O presente relato descreve a experiência vivenciada como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), realizada em uma turma do 4º ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal Corina Ferraz de Brito, situada no município de Almenara/MG. Iniciada em fevereiro de 2025, a experiência segue em andamento e tem sido fundamental para minha formação docente, por proporcionar uma imersão no cotidiano escolar, favorecendo a compreensão dos desafios da sala de aula e estimulando a reflexão sobre o papel do professor. Desde o início da vivência, ficou evidente a dificuldade de muitos alunos nos processos de alfabetização e letramento. Tal constatação motivou o planejamento e a execução de práticas pedagógicas direcionadas à superação desses obstáculos. O objetivo principal foi contribuir com estratégias que atendessem às necessidades da turma, promovendo, simultaneamente, a consolidação da minha identidade docente em formação. A primeira atividade realizada foi uma avaliação diagnóstica individual, que permitiu identificar o nível de leitura e escrita de cada estudante. A partir dos resultados obtidos, foram propostas atividades diversificadas e adaptadas, contemplando jogos pedagógicos, dinâmicas lúdicas, rodas de leitura, produção textual e acompanhamento individualizado. Tais estratégias consideraram o ritmo de aprendizagem de cada aluno, respeitando suas singularidades. Durante o processo, ficou evidente a importância do vínculo afetivo na relação professor-aluno. A afetividade demonstrou ser um elemento fundamental para o engajamento dos estudantes nas atividades propostas, criando um ambiente propício à aprendizagem. O uso de elogios, incentivos e o reconhecimento das pequenas conquistas mostrou-se eficaz na motivação das crianças e no fortalecimento da autoestima. Esta experiência, fundamentada na prática e na observação direta, permitiu compreender, de forma concreta, a complexidade do fazer docente. Ao mesmo tempo, revelou o quanto a atuação sensível, empática e planejada pode gerar impactos positivos na aprendizagem dos alunos. Com o uso de referência teóricas como os da professora Magda Soares no texto A reinvenção da Alfabetização, e os da Miriam Lemle no livro Guia teórico da alfabetização foram muito proveitosos na aplicação das atividades com os alunos, os trabalhos também se desenvolveram a partir da vivência real e da escuta ativa das demandas da turma. A participação no PIBID fortaleceu o elo entre teoria e prática, contribuindo para minha formação como futura professora e ampliando minha percepção sobre o papel social da escola. A experiência reforçou minha escolha profissional e meu compromisso com a educação pública, evidenciando a importância de ações formativas que valorizem a prática docente desde a formação inicial.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
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