A RELEVÂNCIA DE UM BOM PROFESSOR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

  • Autor
  • Juliana Simões Gonçalves
  • Co-autores
  • Elaine Vieira Ferreira , Leiriane Carvalho Pereira
  • Resumo
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    Resumo – Relato de Experiência

    Contextualização e Justificativa

    Durante o estágio na EJA, acompanhei a prática de uma professora que também foi minha educadora. Sua atuação, marcada por sensibilidade e entusiasmo, destacou-se pela criação de vínculos afetivos e respeito às histórias dos alunos. Sua postura acolhedora evidenciou a importância do compromisso docente na transformação da educação de jovens e adultos.

    Problema norteador e objetivos

    A partir da pergunta: Como a atuação de um bom professor influencia o aprendizado na EJA? O objetivo foi refletir sobre a importância do acolhimento, da escuta ativa e do ensino afetivo no engajamento e desenvolvimento dos estudantes.

    Procedimentos e/ou estratégias metodológicas

    A metodologia incluiu observações presenciais e participação em atividades. Destacou-se o costume da professora de circular pelas mesas, auxiliando os alunos e repetindo com humor “truco, Rosival!”, fortalecendo o vínculo afetivo. Outra experiência significativa foi a regência sobre a importância das frutas, em que todos participaram, independentemente da contribuição. Observou-se ainda o uso de pincéis coloridos no quadro para tornar a escrita mais atrativa.

    Fundamentação teórica que sustentou/sustenta a prática desenvolvida

    A prática observada dialoga com Freire (1987), ao valorizar os saberes dos alunos e promover uma educação dialógica. Arroyo (2000) reforça a importância de reconhecer as múltiplas identidades dos sujeitos da EJA, enquanto Tardif (2002) destaca que o saber docente é construído na prática cotidiana e envolve aspectos afetivos. Essa percepção confirmou-se ao longo da vivência, refletindo a citação de Gadotti: “O verdadeiro educador não adormece a alma, não se entrega à indiferença, não se encosta no 'muro das lamentações' à espera da aposentadoria, desgostoso de tantas insatisfações. Continua fiel à sua opção.” (GADOTTI, 1997, p. 160).

    Resultados da prática

    A professora, com domínio de conteúdo, sensibilidade e alegria, criou um ambiente participativo e acolhedor, favorecendo o engajamento dos alunos. Durante a regência, a participação ativa confirmou a importância de práticas que valorizem suas realidades. Também fui acolhida com entusiasmo, vivenciando intensamente o processo educativo.

    Relevância social da experiência para o contexto/público destinado e para a educação e Relações com o eixo temático do COPED

    A experiência reforça o papel fundamental do professor na EJA (Educação de Jovens e Adultos), como agente de inclusão, autoestima e permanência escolar.  Nesse sentido, a prática observada demonstrou como ações simples, mas humanizadas, podem transformar a relação dos estudantes com o saber e com a escola, reafirmando o compromisso social da educação.

    Considerações finais

    Essa vivência foi inspiradora. A professora observada tornou-se um modelo de prática docente sensível, respeitosa e dinâmica, reforçando minha convicção sobre o papel do professor na transformação de vidas.

    Referências

    ARROYO, Miguel. Ofício de mestre: imagens e autoimagens. Petrópolis: Vozes, 2000.

    FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

    GADOTTI, Moacir. Pedagogia da autonomia. 1. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1997.

    TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

     

     

  • Palavras-chave
  • EJA; Prática docente; Acolhimento; Vínculos afetivos
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Saberes e Práticas Educativas
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