ESCOLA NORMAL DE MONTES CLAROS/MG: HISTÓRIA, DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO REGIONAL (1879/2024)

  • Autor
  • Euveliane Ferreira Silva Lopes
  • Resumo
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    Resumo Simples

    O estudo justifica-se por sua relevância social e acadêmica. Como a formação de professores na Escola Normal reflete os desafios da educação pública e quais as contribuições para o desenvolvimento educacional e social da região de Montes Claros, no Norte/MG? Compreender, em que medida, a Escola Normal contribuiu, no contexto socioeducacional local e regional, para a formação de professores primários; investigar aspectos políticos, sociais e educacionais ligados à fundação e evolução histórica e examinar os currículos e os métodos de ensino adotados durante o período de 1879 a 2024. A pesquisa fundamenta-se nos pressupostos sobre os tempos e espaços escolares da escola primária e história das instituições escolares (Faria Filho e Vidal, 2000; Villela, 2011; Obino, Britto e Colau, 2007; Nosella e Buffa, 2002) e na cultura escolar (Julia, 2001). Os procedimentos metodológicos baseiam-se numa abordagem qualitativa, com revisão de literatura, análise documental e entrevistas semiestruturadas, realizadas sob a perspectiva metodológica da história oral, com antigos e membros atuais da equipe administrativo-pedagógica. Portanto, esta investigação articula-se à linha de pesquisa “Políticas Públicas Educacionais, Diversidade e Formação de Professores” e contribui para o eixo temático “História das Instituições Escolares”.

     

  • Palavras-chave
  • História da Educação, Formação do professor, Escola Normal.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • História da Educação
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