Resumo – Relato de Experiência
Contextualização e justificativa da prática desenvolvida
O Grupo de Pesquisa Gdeco-Etnopo: Grupo de pesquisa para uma Educação Decolonial Plurietnopopular é uma resposta à necessidade de desconstruir paradigmas eurocêntricos na educação, promovendo uma perspectiva decolonial, plurietnica e popular. Sua atuação nas universidades, escolas e comunidades, justifica-se pela histórica exclusão de saberes tradicionais dos povos originários e comunidades marginalizadas no ambiente acadêmico e escolar, além do descumprimento das Leis 10.639/03 e 11.645/08, que instituem o ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena.
Problema norteador e objetivos
O grupo parte do questionamento: Como a universidade e as escolas podem se tornar espaços efetivamente inclusivos, respeitando a diversidade étnico-racial, de gênero e os saberes tradicionais de forma antirracista e antisexista? Seus objetivos incluem: formar professores(as) para as relações étnico-raciais e diversidade; garantir acesso e permanência de povos tradicionais na Unimontes; e valorizar epistemologias não hegemônicas na produção acadêmica
Procedimentos e/ou estratégias metodológicas
As ações desenvolvem-se em algumas frentes articuladas, como formação docente: oficinas, cursos na Unimontes e escolas, misticas sobre educação antirracista, diversidade sexual e de gênero. . Outro ponto é a Inclusão acadêmica nas políticas de acesso e permanência para povos tradicionais e movimentos sociais na graduação e pós-graduação (PPGE).
Fundamentação teórica que sustentou/sustenta a prática desenvolvida
A prática sustenta-se nos estudos decoloniais (Quijano, Mignolo), na pedagogia crítica (Freire) e nos feminismos interseccionais. Além disso, dialoga com as legislações educacionais brasileiras e com teorias sobre interculturalidade e educação popular.
Resultados da prática
Futuros professores(as) capacitados para implementar as Leis 10.639/03 e 11.645/08 em escolas locais. Aumento da participação de indígenas, quilombolas e LGBTQIA+ na Unimontes, incluindo mestrados no PPGE e Valorização de saberes tradicionais em eventos acadêmicos e projetos de extensãocomo o Coped.
Relevância social da experiência para o contexto/público destinado e para a educação e relações com o eixo temático do COPED
Esta experiência concretiza, portanto, os princípios do eixo temático: Processos educativos dos povos tradicionais e movimentos sociais, por transformar as instituições de ensino, criando novas possibilidades para uma educação verdadeiramente plural e democrática já que sua relevância social está na transformação de estruturas educacionais excludentes, promovendo equidade e justiça epistêmica.
Considerações finais
O grupo demonstra que a educação decolonial é viável e urgente, articulando universidade, escolas e movimentos sociais. Os desafios persistem (como a resistência institucional), mas as ações evidenciam caminhos para uma educação verdadeiramente plural e democrática.
Referências
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 42. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
BRASIL. LEI Nº 11.645, DE 10 MARÇO DE 2008. Altera a Lei n o 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei n o 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
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