DESCOLONIZANDO SABERES NA UNIVERSIDADE E NA ESCOLA: UM RELATO SOBRE MINHA PARTICIPAÇÃO NO GRUPO DE PESQUISA DECOLONIAL GDECO-ETNOPO

  • Autor
  • Hélen Fernandes Santos
  • Resumo
  • Resumo – Relato de Experiência

     

    Contextualização e justificativa da prática desenvolvida

     

    O Grupo de Pesquisa Gdeco-Etnopo: Grupo de pesquisa para uma Educação Decolonial Plurietnopopular é uma resposta à necessidade de desconstruir paradigmas eurocêntricos na educação, promovendo uma perspectiva decolonial, plurietnica e popular. Sua atuação nas universidades, escolas e comunidades, justifica-se pela histórica exclusão de saberes tradicionais dos  povos originários e comunidades marginalizadas no ambiente acadêmico e escolar, além do descumprimento das Leis 10.639/03 e 11.645/08, que instituem o ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena.

     

    Problema norteador e objetivos

     

    O grupo parte do questionamento: Como a universidade e as escolas podem se tornar espaços efetivamente inclusivos, respeitando a diversidade étnico-racial, de gênero e os saberes tradicionais de forma antirracista e antisexista? Seus objetivos incluem: formar professores(as) para as relações étnico-raciais e diversidade; garantir acesso e permanência de povos tradicionais na Unimontes; e valorizar epistemologias não hegemônicas na produção acadêmica 

     

    Procedimentos e/ou estratégias metodológicas

    As ações desenvolvem-se em algumas  frentes articuladas, como formação  docente: oficinas, cursos na Unimontes e escolas, misticas  sobre educação antirracista, diversidade sexual e de gênero. . Outro ponto é a Inclusão acadêmica nas políticas de acesso e permanência para povos tradicionais e movimentos sociais na graduação e pós-graduação (PPGE). 

     

    Fundamentação teórica que sustentou/sustenta a prática desenvolvida

     

    A prática sustenta-se nos estudos decoloniais (Quijano, Mignolo), na pedagogia crítica (Freire) e nos feminismos interseccionais. Além disso, dialoga com as legislações educacionais brasileiras e com teorias sobre interculturalidade e educação popular.

     

    Resultados da prática

     

    Futuros professores(as) capacitados para implementar as Leis 10.639/03 e 11.645/08 em escolas locais. Aumento da participação de indígenas, quilombolas e LGBTQIA+ na Unimontes, incluindo mestrados no PPGE e Valorização de saberes tradicionais em eventos acadêmicos e projetos de extensãocomo o Coped.

     

    Relevância social da experiência para o contexto/público destinado e para a educação e relações com o eixo temático do COPED

     

    Esta experiência concretiza, portanto, os princípios do eixo temático:  Processos educativos dos povos tradicionais e movimentos sociais, por  transformar as instituições de ensino, criando novas possibilidades para uma educação verdadeiramente plural e democrática já que sua relevância social está na transformação de estruturas educacionais excludentes, promovendo equidade e justiça epistêmica.

     

    Considerações finais

     

    O grupo demonstra que a educação decolonial é viável e urgente, articulando universidade, escolas e movimentos sociais. Os desafios persistem (como a resistência institucional), mas as ações evidenciam caminhos para uma educação verdadeiramente plural e democrática.

     

     

    Referências

     

    FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 42. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

    BRASIL. LEI Nº 11.645, DE 10 MARÇO DE 2008. Altera a Lei n o 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei n o 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena.

  • Palavras-chave
  • Decolonial;, Antirracista;, Antisexista.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Processos Educativos dos Povos e Comunidades Tradicionais e Movimentos Sociais
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