O DESENVOLVIMENTO LÓGICO-MATEMÁTICO DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • Autor
  • Maria Fernanda Batista dos Santos
  • Co-autores
  • Ana Flávia Alves Santos
  • Resumo
  • O presente trabalho investiga o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático de crianças de 5 a 6 anos de um Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) público em Montes Claros, Minas Gerais. Através da análise das respostas de uma atividade diagnóstica com 18 perguntas e da observação durante atividades lúdicas, o estudo procura compreender como as crianças constroem conceitos fundamentais através de atividades que abordam a correspondência biunívoca, conservação, seriação e classificação, alinhando-se à teoria piagetiana e à perspectiva de Kamii (1991), que valoriza a construção individual do conhecimento. Os resultados apontam para um desenvolvimento gradual e não linear desses conceitos, com diferentes níveis de compreensão entre as crianças. Desse modo, o trabalho de campo destaca a importância de práticas pedagógicas que explorem esses conceitos de forma lúdica e contextualizada, promovendo a autonomia infantil no processo de aprendizagem matemática, contribuindo para as discussões no âmbito da Educação Matemática.

  • Palavras-chave
  • Educação infantil, raciocínio lógico-matemático, entrevista diagnóstica, ludicidade e autonomia
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Educação Matemática
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