OS MANUAIS DO PROFESSOR NAS OBRAS DIDÁTICO ESPECÍFICAS DO PNLD 2021: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DOCENTE

  • Autor
  • Daiane Silva Santos
  • Co-autores
  • Ana Paula Perovano
  • Resumo
  • Os Livros Didáticos (LD) chegam às escolas públicas por meio do Programa Nacional do Livro e Material Didático (PNLD), órgão responsável pela avaliação e distribuição desses materiais em âmbito nacional. O PNLD 2021 previa cinco objetos, dentre os quais destacamos as Obras Didático Específicas (ODE) pertencentes ao Objeto 2. As ODE são divididas em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas em diálogo com a Matemática (CHSAM) estas são constituídas de volumes únicos. Neste texto, temos como objetivo analisar os Manuais do Professores das obras de CHSAM. Os objetos do PNLD 2021 são uma inovação e decorre do alinhamento destes materiais com as mudanças promovidas pela Base Nacional Comum Curricular e a reforma do Ensino Médio. Esses LD representam uma novidade no contexto do PNLD, bem como sua chegada a escola. A escolha por esse conjunto de obras se justifica pelo seu caráter inovador, em relação aos LD adotados anteriormente nas instituições de ensino. Nesse sentido, considera-se necessária uma atenção especial ao Manual do Professor, haja vista que eles têm o potencial de apoiar os professores, orientando-lhes de forma diretiva indicando claramente o que deve ser feito ou educativa, explicando não apenas como realizar determinada ação, mas também os motivos por trás dela (Remillard, 2000). Realizamos uma pesquisa qualitativa com delineamento na análise documental e empregamos o Sistema TeorEMa (Amaral et al, 2022) para análise das obras com suas três etapas. Na etapa do planejamento, demarcamos a atenção ao Manual do Professor. Na etapa da exploração do material, lançamos nosso olhar para as 10 coleções de LD aprovadas no PNLD 2021 como obras de CHSAM e definimos o livro Identidade em Ação para ser analisado tendo em vista que é a obra que apresenta maior diversidade de temáticas abordadas nos capítulos dentre as aprovadas. Na etapa tratamento de dados, os dados estruturados na etapa anterior são agora analisados com base no referencial teórico estabelecido que em nosso caso é a Integração Curricular. A pesquisa está em andamento e os resultados indicam que a obra apresenta argumentos e estratégias para uma abordagem mais integrada e interdisciplinar. O Manual destaca a integração como proposta de organização das atividades e requer que os professores trabalhem juntos ao planejar as aulas se aproximando da ideia de currículo integrado que busca superar a compartimentação histórica dos conhecimentos, gerada por sua divisão em disciplinas e as abordagens dos temas de estudo (Januario; Lima; Perovano, 2021). A obra de CHSAM pode funcionar como um convite para o professor ampliar horizontes e explorar metodologias que favorecem uma educação mais integrada e conectada com a realidade dos estudantes. A orientação do Manual se aproxima mais da forma educativa, pois busca não apenas orienta o professor sobre como executar determinadas práticas pedagógicas, mas também explica por que essas abordagens são importantes.

  • Palavras-chave
  • PNLD 2021. Manual do Professor. Integração Curricular.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Educação Matemática
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