O presente trabalho, filiado a um projeto de iniciação científica, tem como objetivo geral relatar de que modo modalizadores discursivos apreciativos e pragmáticos, em dois textos de Apresentação extraídos de livros didáticos de Língua Portuguesa, representam as diferentes imagens de autor e de aluno(leitor em formação); e de modo específico descrever se a estratégia de incluir esses modalizadores contribui para a manifestação da autoria nesse gênero discursivo. Para subsidiar essa análise, partimos do quadro teórico-metodológico dos estudos discursivos, especialmente as contribuições de Bakhtin (2011) sobre autoria e gêneros do discurso, atrelado aos estudos de Koch (2021,2022) e Bronckart (1999) sobre o emprego de modalizadores nos textos, mecanismo discursivo utilizado para evidenciar o ponto de vista de quem escreve. Metodologicamente, esta pesquisa é de natureza qualitativa e interpretativista aplicada a um corpus constituído por dois textos de Apresentação extraídos de livros didáticos de Língua Portuguesa do 6º ao 9º ano das editoras FTD e Saraiva - PNLD (2020). Os resultados demonstraram que o emprego de modalizadores discursivos apreciativos e pragmáticos configura, nos textos de Apresentação, a manifestação da autoria e contribui, com efeito, com a função socioformativa prevista para esse gênero, que é a de ser um convite à leitura e ao estudo de cada livro apresentado. Em outros termos, a estratégia de empregar esse mecanismo discursivo permitiu às autoras revelarem as diferentes imagens de autor e de leitor de livros didáticos de Língua Portuguesa da educação básica.
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XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
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