O PIBID INTERDISCIPLINAR CRE E TEATRO, E A COMPREENSÃO DA DIVERSIDADE NAS ESCOLAS: UMA ANÁLISE CRÍTICA DA IGUALDADE E DA DIVERSIDADE

  • Autor
  • Patrícia Pereira Prates
  • Co-autores
  • Alex Albertino Soares Rodrigues , Erick Adriano Costa Cruz , Juliane Veronica Azevedo Alkimim
  • Resumo
  • O resumo apresenta a proposta de uma atividade realizada em um dos núcleos do PIBID da Universidade Estadual de Montes Claros, o núcleo interdisciplinar Ciências da Religião e Teatro que é orientado por uma perspectiva de uma Educação Antirracista, Antissexista, e pela Interculturalidade Crítica. A pesquisa analisa como as diferenças entre alunos e alunas são pensadas nas escolas, destacando a tendência de considerar grupos distintos de forma homogênea, o que pode levar à desigualdade e exclusão ao desconsiderar as necessidades específicas de cada grupo. O foco está na confusão entre igualdade e equidade, conforme discutido por Vera Maria Candau, e seu impacto na experiência educacional em contextos de diversidade cultural. Os objetivos da pesquisa são: (a) analisar a percepção e a compreensão das diferenças pelos diversos construtores e construtoras das escolas; (b) investigar as consequências do entendimento homogêneo de turmas distintas; e (c) propor práticas pedagógicas que reconheçam e valorizem a diversidade, promovendo uma educação mais inclusiva e equitativa. O referencial teórico abrange conceitos de educação inclusiva, diversidade cultural e interculturalidade crítica, com ênfase nas obras de Vera Maria Candau, Paulo Freire, Fidel Tubino, Catherine Walsh, Nilma Lino Gomes. A relevância social da pesquisa é evidente, pois busca promover a inclusão e a valorização da diversidade na educação. Ao questionar a compreensão das diferenças no interior das escolas, pelas pessoas que constroem às escolas, a pesquisa visa enriquecer o debate acadêmico e contribuir para práticas pedagógicas que respeitem as particularidades de cada aluno e aluna, promovendo um ambiente de aprendizado mais equitativo. Além disso, pretende ser um agente de mudança nas práticas educativas, incentivando educadores a refletirem sobre suas abordagens e a valorizarem a diversidade no ensino-aprendizagem. 

  • Palavras-chave
  • Educação inclusiva, Diferenças culturais, Interculturalidade
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Processos Educativos dos Povos e Comunidades Tradicionais e Movimentos Sociais
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