A VOZ E A IDENTIDADE FEMININA NA LITERATURA HISPANO-AMERICANA SAB GERTRUDIS GÓMEZ DE AVELLANEDA

  • Autor
  • Lhais Lunielle dos Santos
  • Resumo
  • Esse estudo justifica-se pela relevância de refletir sobre a representação da mulher e das relações sociais de opressão na literatura hispano-americana do século XIX. A escolha da obra Sab, de Gertrudis Gómez de Avellaneda, deve-se à sua importância histórica e literária como uma das primeiras narrativas hispano-americanas a articular, simultaneamente, uma crítica à escravidão e à condição feminina. A análise da obra permite compreender não apenas os valores e conflitos do século XIX, mas também o papel transformador da literatura na formação de uma consciência crítica frente às desigualdades sociais. Além disso, estudar uma escritora como Avellaneda é resgatar a contribuição feminina para a formação do pensamento crítico na literatura. O objetivo dessa pesquisa é analisar como Gertrudis Gómez de Avellaneda representa a identidade feminina em Sab; investigar como a obra denuncia a escravidão e as desigualdades de gênero na sociedade cubana do século XIX; e compreender a relevância da trajetória da autora na literatura hispano-americana e nos estudos de gênero. O referencial teórico é composto por autores como Hyorrana Nascimento Alves, que analisa as representações de gênero e raça na obra; Michelle Perrot (2007), que enfatiza a exclusão das mulheres da história oficial e a relevância de resgatar suas vozes; e Sandra Pesavento (1999) cuja abordagem sobre a literatura como representação simbólica de conflitos sociais contribui para a análise crítica da obra. Trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico, fundamentada em teóricos, críticos e historiadores, que discutem o papel da mulher na literatura e na história. Como resultados parciais, observa-se que Sab nos coloca diante de uma crítica à condiçao da mulher e do negro no romance hispano-americano. A narrativa evidência que, aos olhos da escritora, a mulher encontrava-se limitada por papéis sociais que a submetiam ao casamento e à servidão, uma condição comparavel à escravidão. No entanto, ao negro restava, em alguma medida, a possibilidade de adquirir sua liberdade, à mulher dentro dos padrões tradicionais não tinha opção. A pesquisa assim contribui para os debates em Educação ao promover uma leitura crítica e histórica das linguagens literárias, reforçando a importância da inclusão de perspectivas de gênero nos processos formativos.

  • Palavras-chave
  • Identidade feminina, literatura hispano-americana, critica social.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
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