Resumo Expandido
A pesquisa insere-se no campo das políticas púbicas educacionais e objetiva analisar a influência do ambiente escolar para a construção da identidade racial das estudantes negras nos anos finais do Ensino Fundamental. Para alcançar tal objetivo, pretendemos analisar como o contexto escolar contribui para a formação da autoimagem e autoestima das estudantes negras em relação à sua identidade racial. É fundamental compreender como estudantes negras desenvolvem sua autoconsciência racial, enfrentam o racismo estrutural e moldam sua identidade em contextos específicos. O estudo contribuirá para uma compreensão das experiências das estudantes negras no contexto escolar em relação a construção da identidade racial. A pesquisa caracteriza-se por uma abordagem qualitativa, conduzida por meio de uma revisão bibliográfica em autores como Fanon (2008), Gomes (2019), Hooks (2019) e Almeida (2018). A pesquisa ainda encontra-se em fase inicial, não sendo possível relatar os resultados parciais.
Palavras-chave: Contexto Escolar. Estudantes Negras. Identidade Racial.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica