A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE RACIAL DAS ESTUDANTES NEGRAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Autor
  • DEIJANE GRACIELE FERREIRA COELHO E RIBEIRO
  • Resumo
  •  

    Resumo Expandido

    A pesquisa insere-se no campo das políticas púbicas educacionais e objetiva analisar a influência do ambiente escolar para a construção da identidade racial das estudantes negras nos anos finais do Ensino Fundamental. Para alcançar tal objetivo, pretendemos analisar como o contexto escolar contribui para a formação da autoimagem e autoestima das estudantes negras em relação à sua identidade racial. É fundamental compreender como estudantes negras desenvolvem sua autoconsciência racial, enfrentam o racismo estrutural e moldam sua identidade em contextos específicos. O estudo contribuirá para uma compreensão das experiências das estudantes negras no contexto escolar em relação a construção da identidade racial. A pesquisa caracteriza-se por uma abordagem qualitativa, conduzida por meio de uma revisão bibliográfica em autores como Fanon (2008), Gomes (2019), Hooks (2019) e Almeida (2018). A pesquisa ainda encontra-se em fase inicial, não sendo possível relatar os resultados parciais.

    Palavras-chave: Contexto Escolar. Estudantes Negras. Identidade Racial.

     

  • Palavras-chave
  • Contexto Escolar, Estudantes Negras, Identidade Racial
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
Voltar Download
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
  • Educação Matemática
  • Educação e Diversidade
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
  • Saberes e Práticas Educativas
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
  • História da Educação
  • Infâncias e Educação Infantil
  • Processos Educativos dos Povos e Comunidades Tradicionais e Movimentos Sociais

Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica