ENERGIA GEOTÉRMICA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA EXPERIÊNCIA PELO PIBID SOBRE ENERGIAS RENOVÁVEIS

  • Autor
  • Marcos Acacio Barbosa Stadler
  • Co-autores
  • Willian Alves de Araújo , Alessandro Soares Barbosa
  • Resumo
  •  

    O trabalho relata uma atividade pedagógica realizada por bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na Escola Estadual Dom Aristides Porto, cujo objetivo foi apresentar aos estudantes do 8º ano do ensino fundamental, a energia geotérmica como fonte alternativa e renovável de energia. A atividade integrou um conjunto de ações voltadas à temática das energias renováveis, promovidas pelos bolsistas do programa. A proposta envolveu a construção de uma maquete ilustrativa do funcionamento da energia geotérmica e sua apresentação na feira de ciências da escola. Os resultados demonstraram o interesse dos alunos pelo tema, bem como o potencial da atividade prática na construção do conhecimento e na sensibilização para questões ambientais. O trabalho evidencia a importância da educação científica no ensino básico, com ênfase na formação de cidadãos conscientes e críticos quanto ao uso sustentável dos recursos naturais.

  • Palavras-chave
  • Energia geotérmica, Educação ambiental, Ensino de Ciências, Energias renováveis, PIBID.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Saberes e Práticas Educativas
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