A UTILIZAÇÃO DE DINÂMICAS LÚDICAS PARA O ENSINO DE MIGRAÇÕES: A EXPERIÊNCIA DO JOGO ‘MIGRO’ NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

  • Autor
  • Alessandro Soares Barbosa
  • Co-autores
  • Marcos Acacio Barbosa Stadler , Julio Cesar Ferreira dos Santos
  • Resumo
  •  

    O trabalho relata uma atividade pedagógica, feita por bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), na Escola Estadual Salvador Filipe, com um foco no ensino das migrações. A proposta englobou a aplicação do jogo de cartas “Migro”, que foi inspirado no Uno, para turmas do 8º ano do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio. A atividade tinha como meta ajudar os alunos a entenderem os conceitos, os tipos e os impactos sociais, culturais e econômicos das migrações, utilizando uma abordagem lúdica e interativa. Os resultados mostraram que os estudantes aceitaram bem a proposta, demonstrando maior interesse no tema e envolvimento nas discussões, o que realça a utilidade de estratégias práticas no ensino de conteúdos complexos. O trabalho destaca a importância de metodologias inovadoras no ensino, e o papel do PIBID na formação de professores.

  • Palavras-chave
  • Migrações, Educação social, Ensino de Geografia, Atividades lúdicas, PIBID.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Saberes e Práticas Educativas
Voltar Download
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
  • Educação Matemática
  • Educação e Diversidade
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
  • Saberes e Práticas Educativas
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
  • História da Educação
  • Infâncias e Educação Infantil
  • Processos Educativos dos Povos e Comunidades Tradicionais e Movimentos Sociais

Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica