INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO: PERSPECTIVAS E DESAFIOS À PRÁTICA DOCENTE CONTEMPORÂNEA

  • Autor
  • Danilo Pereira da Silva
  • Co-autores
  • Edinalva Gomes Silva Souza , Aline Patrícia Sobral dos Santos , Fabia Magali Santos Vieira
  • Resumo
  •  

    Este estudo discute o uso da inteligência artificial (IA) na educação, abordando perspectivas e desafios na prática docente atual. Com base em uma revisão de literatura realizada entre 2023 e 2024, refletimos como a IA tem transformado metodologias de ensino e impactado o processo de aprendizagem. A pesquisa, de caráter qualitativo e explicativo, visa contribuir com o debate acadêmico e reforçar a importância da formação continuada de professores. Além disso, destaca a necessidade de alinhamento entre teoria e prática e a ampliação do acesso ao conhecimento por meio de ambientes virtuais, apoiada por políticas públicas educacionais.

  • Palavras-chave
  • Formação de professores, Inovação, Tecnologias emergentes
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
Voltar Download
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
  • Educação Matemática
  • Educação e Diversidade
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
  • Saberes e Práticas Educativas
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
  • História da Educação
  • Infâncias e Educação Infantil
  • Processos Educativos dos Povos e Comunidades Tradicionais e Movimentos Sociais

Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica