O DIREITO À ACESSIBILIDADE NO ENSINO SUPERIOR

  • Autor
  • CAROLINA MELO FRANCO DE FARIA
  • Co-autores
  • ENZO MELO FRANCO DE FARIA , ANDRÉA LAFETÁ DE MELO FRANCO
  • Resumo
  • Resumo Expandido

     

    A pesquisa analisa a acessibilidade nas IES, com foco nas barreiras que impedem a plena inclusão de estudantes com deficiência. A partir de uma revisão bibliográfica e análise de documentos legais e institucionais, observa-se que, embora existam avanços legislativos, as práticas institucionais ainda são insuficientes e inconsistentes. As principais dificuldades envolvem as dimensões física, pedagógica, comunicacional e atitudinal da acessibilidade. Considera-se urgente a implementação de práticas que envolvam toda a comunidade acadêmica para garantir a permanência e o sucesso dos estudantes com deficiência.

  • Palavras-chave
  • Direito, Acessibilidade, Ensino superior, Políticas Públicas, Inclusão.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
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