BRINCANDO PARA ELABORAR O LUTO: O USO DO LÚDICO NA COMPREENSÃO DA PERDA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • Autor
  • CATHERINE FREITAS RAMOS
  • Co-autores
  • Denice do Socorro Lopes Brito
  • Resumo
  • A infância, comumente associada à alegria e à leveza, também pode ser atravessada por experiências dolorosas, como a perda de entes queridos. O luto, embora seja um processo natural da vida, ainda é um tema pouco discutido no contexto da educação infantil, muitas vezes por receio dos adultos em lidar com as emoções das crianças. No entanto, é justamente nesse espaço que o brincar se apresenta como uma linguagem potente para a expressão de sentimentos. Este trabalho tem como objetivo investigar de que forma o uso do lúdico pode contribuir para a elaboração do luto por crianças na educação infantil, reconhecendo o brincar como um mediador na compreensão da morte e na ressignificação da perda.

  • Palavras-chave
  • Luto infantil. Ludicidade. Educação infantil.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Saberes e Práticas Educativas
Voltar Download
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
  • Educação Matemática
  • Educação e Diversidade
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
  • Saberes e Práticas Educativas
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
  • História da Educação
  • Infâncias e Educação Infantil
  • Processos Educativos dos Povos e Comunidades Tradicionais e Movimentos Sociais

Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica