DEFASAGEM NO ENSINO DA GEOGRAFIA E INTERVENÇÕES COM O PIBID

  • Autor
  • Nancyellen Aparecida Barbosa dos Santos
  • Co-autores
  • Jessica Eliane Sousa Braga , Maria Vitória de Souza Rodrigues , Igor Martins de Oliveira
  • Resumo
  •  

    O Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) busca   efetivar e melhorar a formação de professores e a qualidade do ensino. Observou-se que o ensino básico em Geografia apresenta algumas lacunas e, por isso, o trabalho busca identificar as causas dessas e propor estratégias para superá-las. As intervenções pedagógicas estão no início, com foco no reforço escolar e na análise de mapas temáticos, que permitirá aos alunos compreender o seu lugar no espaço geográfico. O objetivo do trabalho é identificar as principais defasagem no aprendizado dos alunos do sexto ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Montes Claros – MG. A análise foi realizada com alunos do 6º ano do ensino fundamental, todos selecionados por apresentarem dificuldades de aprendizagem, especialmente nas habilidades de leitura, escrita e interpretação, o que impacta diretamente a compreensão dos conteúdos geográficos.

     

  • Palavras-chave
  • Defasagem; PIBID; Geografia.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Saberes e Práticas Educativas
Voltar Download
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
  • Educação Matemática
  • Educação e Diversidade
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
  • Saberes e Práticas Educativas
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
  • História da Educação
  • Infâncias e Educação Infantil
  • Processos Educativos dos Povos e Comunidades Tradicionais e Movimentos Sociais

Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica