O GUIA DO LIVRO DIDÁTICO E SEU PAPEL NA ESCOLHA DE OBRAS POR PROFESSORES

  • Autor
  • Ana Paula Perovano
  • Resumo
  • Este texto discute o papel do Guia do Livro Didático no âmbito do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), destacando sua função de subsidiar a escolha de obras didáticas. Embora seja um documento oficial, estudos indicam que seu uso por professores é raro (Thomaz, 2013). A pesquisa apresentada, recorte de uma tese de doutorado, analisou discussões de professores de Matemática durante um curso de formação continuada sobre o processo de escolha de livros didáticos. Os dados evidenciam o desconhecimento prévio sobre o Guia, mas também a valorização do documento após sua leitura e discussão coletiva. Conclui-se que o uso crítico do Guia pode fortalecer a autonomia docente e a qualidade da escolha de materiais didáticos.

  • Palavras-chave
  • Livro didático. Guia do Livro Didático. Ensino de Matemática.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Educação Matemática
Voltar Download
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
  • Educação Matemática
  • Educação e Diversidade
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
  • Saberes e Práticas Educativas
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
  • História da Educação
  • Infâncias e Educação Infantil
  • Processos Educativos dos Povos e Comunidades Tradicionais e Movimentos Sociais

Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica