Resumo – Relato de Experiência
Contextualização e justificativa da prática desenvolvida
Este relato descreve a experiência vivenciada no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), desenvolvido na Escola Municipal Antônio Gil, localizada em Almenara-MG. A atuação ocorreu com uma turma do 2º ano da Educação Infantil, com foco na alfabetização e letramento de crianças que apresentavam dificuldades no reconhecimento de letras e ainda não estavam alfabetizadas. A proposta buscou contribuir para a construção de um ambiente alfabetizador eficaz, reconhecendo o papel social da escola na promoção da equidade e no desenvolvimento integral dos alunos.
Problema norteador e objetivos
O presente projeto teve como objetivo fortalecer o processo de alfabetização e letramento, e promover um ambiente alfabetizador por meio de atividades lúdicas e significativas, que estimulassem o reconhecimento do sistema alfabético, a produção escrita e o contato com diferentes gêneros textuais. Além disso, a proposta visou valorizar as vivências dos alunos e favorecer a integração entre oralidade, leitura e escrita, contribuindo para o desenvolvimento integral das crianças.
Procedimentos e/ou estratégias metodológicas
A prática pedagógica foi embasada em princípios construtivistas, priorizando a aprendizagem ativa e significativa. Entre as estratégias adotadas, destacam-se:
· Rodas de leitura: leitura coletiva de histórias infantis, incentivando a escuta e o prazer pela leitura;
· Atividades lúdicas: jogos com letras, brincadeiras com rimas, músicas educativas e associação imagem-palavra;
· Acompanhamento individualizado: com apoio da professora titular, visando atender às necessidades específicas de cada criança.
Fundamentação teórica que sustentou/sustenta a prática desenvolvida
As atividades foram fundamentadas em abordagens construtivistas e nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018), além de serem alinhadas à visão de Paulo Freire (1996), que defende a educação como prática de liberdade e construção ativa do conhecimento.
Resultados da prática
As ações possibilitaram avanços concretos nas competências de leitura e escrita das crianças, além de ampliar seu repertório cultural. Foi perceptível o progresso dos alunos no reconhecimento das letras e na produção escrita, demonstrando o impacto positivo das metodologias adotadas.
Relevância social da experiência para o contexto/público destinado e para a educação e relações com o eixo temático do COPED
A prática desenvolvida demonstrou ainda sua expressiva relevância social ao contribuir para a qualificação das práticas pedagógicas no contexto da Educação Infantil. A proposta interventiva evidenciou a importância de abordagens metodológicas intencionais, reflexivas e sensíveis às especificidades do público atendido. Em consonância com o eixo temático “Práticas Pedagógicas e Processos de Alfabetização e Letramento Infantil”, reafirma-se o compromisso com uma educação pública, equitativa e de qualidade, voltada à formação integral das crianças e à valorização da escola como espaço de transformação social.
Considerações finais
A experiência foi essencial para meu processo de formação acadêmica e profissional, permitindo compreender a complexidade do processo de alfabetização e a importância de práticas contextualizadas e significativas.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica