TECNOLOGIAS DIGITAIS E ENSINO REMOTO DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA EDUCAÇÃO PÓS-PANDEMIA

  • Autor
  • Ana Paula Ferreira Santos Mota
  • Co-autores
  • Gabriela Almeida de Jesus Santos
  • Resumo
  •  

    Este trabalho analisa os impactos da inserção das tecnologias digitais no ensino remoto emergencial e suas implicações para a educação básica pública no Brasil no contexto pós-pandemia. Com base em uma pesquisa bibliográfica qualitativa, buscou-se identificar os principais desafios enfrentados por professores e estudantes e as estratégias pedagógicas que emergiram do uso intensivo das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs). Os resultados indicam desigualdades de acesso, lacunas na formação docente e inovações pedagógicas significativas. Conclui-se que o uso crítico e planejado das TDICs pode contribuir para a melhoria da qualidade educacional, desde que acompanhado de políticas públicas eficazes.

     

  • Palavras-chave
  • ensino remoto, tecnologias digitais, inclusão digital
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
Voltar Download
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
  • Educação Matemática
  • Educação e Diversidade
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
  • Saberes e Práticas Educativas
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
  • História da Educação
  • Infâncias e Educação Infantil
  • Processos Educativos dos Povos e Comunidades Tradicionais e Movimentos Sociais

Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica