O ENSINO DA PRODUÇÃO DE TEXTOS DISSERTATIVOS

  • Autor
  • Eliane Pereira de Oliveira
  • Co-autores
  • Daiane Andrade Fonseca
  • Resumo
  •  

    Resumo: Este trabalho, recorte da pesquisa de mestrado (PROFLETRAS/Unimontes), intitulada “Produção dissertativa no ensino: um desafio” - eixo temático “Saberes e práticas educativas”, objetivará, desenvolver e aplicar uma proposta interventiva, para o desenvolvimento e a melhoria da produção de textos argumentativo-persuasivos de alunos do ensino médio. De modo específico, objetivará ensinar aos alunos como a tese, os argumentos e a solução apresentada ao problema devem ser elaborados. Posto isso, pretenderemos responder à pergunta de pesquisa: como a elaboração e aplicação de uma proposta interventiva poderá contribuir com a formação crítico-cidadã de alunos do Ensino Médio para que se tornem capazes de desenvolver uma afirmação (tese, proposição) fundamentada, um posicionamento, com (contra)argumentos convincentes, e uma problematização, com uma solução para questões sociais? Justificado pela importância do desenvolvimento da competência argumentativa, premissa essencial à formação crítico-cidadã de alunos, uma prática ao exercício da argumentação lógica, da expressão de opiniões fundamentadas e da análise crítica de realidades sociais. Socialmente, justificado pelo reconhecimento da necessidade de o aluno entender a realidade social em que vive e da qual faz parte, definido uma proposta de intervenção para um problema apresentado, com novos(as)saberes e práticas educativas. Para atingir esses objetivos, fundamentar-nos-emos nos pressupostos da Linguística Textual, da 3ª. fase – Da teoria do Texto –, para a qual a argumentação é um ato de persuasão (Koch, 2004), em interlocução como estudos de Bakhtin (2003), no que se refere ao dialogismo. Somar-se-ão a esses pressupostos teóricos a BNCC (2018) e a Cartilha do Inep para as redações do ENEM. Metodologicamente, ancorar-nos-emos em uma pesquisa-ação, de cunho qualitativo-interpretativista, com coleta, inicial, de um texto dissertativo escrito – corpus 1–, para a qual apresentaremos 4 textos de apoio, com a temática selecionada, como motivação para a escrita. Posteriormente, coletaremos o corpus 2, após a aplicação da intervenção, nas quais possibilitaremos aos alunos formas de escrita da introdução, com exemplos, do desenvolvimento (com (contra)argumentos, da elaboração da solução apresentada ao problema, na consideração da norma culta da língua, da progressão temática das ideias, dos recursos da coesão e da coerência para a organização delas.  

  • Palavras-chave
  • Dissertação; Ensino médio; Argumentatividade
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Saberes e Práticas Educativas
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