FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE AEE DE ESTUDANTES COM TEA

  • Autor
  • Iara Lopes Duarte Figuereido
  • Co-autores
  • Gilson José de Freitas , Jadson Rabelo Assis
  • Resumo
  • Justificativa e problema da pesquisa: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é caracterizado por dificuldades na comunicação social, comportamentos repetitivos e interesses restritos, com manifestações diversas (APA, 2013). A inclusão desses estudantes requer docentes capacitados para compreender e atender suas especificidades. A partir das nossas vivências, percebe-se a carência de formação continuada voltada a práticas pedagógicas inclusivas. Assim, questiona-se: como a formação continuada de professores do AEE contribui para a inclusão de estudantes com TEA? Objetivos da pesquisa: Pretende-se compreender como a formação continuada de professores do AEE em escolas públicas de Montes Claros/MG, contribui no atendimento a estudantes com TEA. Referencial teórico: Dentre vários autores, destaca-se: Mantoan (2003), que propõe a ressignificação do papel da escola e do professor no contexto inclusivo; Gatti (2016), que destaca a formação como base para a qualidade do ensino; Nóvoa (2019), ao discutir o desenvolvimento profissional contínuo; Perrenoud (2002), que reforça a reflexão crítica sobre a prática docente. Procedimentos metodológicos: Pesquisa de abordagem qualitativa descritiva. Aplicação de questionários com professores do AEE atuantes nas salas de recursos multifuncionais em Escolas Públicas. Relação com a Educação e o eixo temático: Eixo: Educação e Diversidade, ao tratar da formação de professores do AEE frente aos desafios da inclusão de estudantes com TEA. Contribui com reflexões sobre a construção de práticas pedagógicas inclusivas e a valorização do professor, fortalecendo o compromisso com uma escola pública que respeita as diferenças e promove o direito à aprendizagem de todos.

     

     

    Referências

     

    ASSOCIAÇÃO AMERICANA DE PSIQUIATRIA. Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais: DSM-5.5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.

    GATTI, B. A. A formação de professores no Brasil:características e problemas.Brasília, DF: UNESCO; MEC, 2016.

     

    MANTOAN, M. T. E. Inclusão escolar: o que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Moderna, 2003.

     

    NÓVOA, A. Os professores e a sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 2019.

     

    PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2002.

     

  • Palavras-chave
  • Formação Continuada, Professores do AEE, Transtorno Espectro Autista
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Educação e Diversidade
Voltar Download
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
  • Educação Matemática
  • Educação e Diversidade
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
  • Saberes e Práticas Educativas
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
  • História da Educação
  • Infâncias e Educação Infantil
  • Processos Educativos dos Povos e Comunidades Tradicionais e Movimentos Sociais

Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica