FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA PARA A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM TEA
Gilson José de Freitas
Mestrando em Educação Inclusiva – PROFEI/UNIMONTES
gilsonjose.defreitas.unimontes.t5@gmail.com
Iara Lopes Duarte Figueiredo
Mestranda em Educação Inclusiva – PROFEI/UNIMONTES
iara.figueiredo@educacao.mg.gov.br
Jadson Rabelo Assis
Doutor em Educação. Professor/orientador – Mestrado em Educação Inclusiva – PROFEI/UNIMONTES
jadson.assis@unimontes.br
Eixo: Educação e Diversidade
Palavras-chave: Inclusão; TEA; Formação de professores.
Justificativa e problema da pesquisa: Esta pesquisa investiga como forma a formação continuada de professores de Matemática contribui para a inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Ensino Fundamental II e Médio. Mediante a vivência profissional dos autores, observa-se dificuldades enfrentadas por docentes na adaptação de práticas pedagógicas inclusivas e que a a formação continuada pode contribuir para a efetivação da educação inclusiva, especialmente no ensino de Matemática. Objetivos da pesquisa: Compreender como a formação continuada pode subsidiar práticas pedagógicas inclusivas de professores de Matemática que atendem alunos com TEA. Referencial teórico: Os principais autores utilizados serão: Mantoan (2006), que defende a construção de uma escola inclusiva; Nóvoa (1992) e Gatti (2022), que tratam da formação docente como espaço de reflexão e reconstrução da prática; Guasselli (2014), que discute as políticas de inclusão na educação básica; Menino (2020), que trata da inclusão de alunos com TEA no ensino de Matemática. Procedimentos metodológicos: De natureza qualitativa e caráter descritivo, buscarão aprofundar a compreensão sobre a formação docente e as práticas inclusivas no ensino de Matemática. Para isso, será aplicado um formulário a vinte professores de Matemática atuantes no Ensino Fundamental II e Médio em escolas públicas estaduais de Guanhães/MG. Relação com a Educação e com o eixo temático: Eixo “Educação e Diversidade”, ao tratar da inclusão de estudantes com TEA e da formação continuada docente. Busca oferecer subsídios teóricos e práticos que fortaleçam as práticas pedagógicas inclusivas e contribuir para a promoção da equidade no ensino de Matemática e para a consolidação de uma escola pública inclusiva e de qualidade.
Referências
GATTI, B. A. Formação de professores no Brasil: características e problemas. São Paulo: Unesp, 2022.
GUASSELLI, A. G. Educação inclusiva e formação docente: perspectivas para o ensino de Ciências e Matemática. Porto Alegre: Mediação, 2014.
MANTOAN, M. T. E. Inclusão escolar: o que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Moderna, 2006.
MENINO, G. R de O. Ensino de Matemática para estudantes com Transtorno do Espectro Autista: possibilidades de inclusão escolar. São Paulo: Appris, 2020.
NÓVOA, A. Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica