Alfabetizando com Cantigas

  • Autor
  • Valéria Alves Jorge da Silva
  • Co-autores
  • Carmem Oliveira Silva , Juliana Silva Souza
  • Resumo
  • Resumo – Relato de Experiência

     

    Contextualização e justificativa da prática desenvolvida

    O presente relato tem como objetivo descrever a experiência pedagógica com o uso de cantigas populares no processo de alfabetização e letramento dos alunos do 2° ano do Ensino Fundamental em uma Escola em Janaúba,integrante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid – 2025). A proposta surgiu da necessidade de tornar a leitura e a escrita mais acessíveis e significativas, especialmente para alunos com dificuldades no reconhecimento de palavras e construção de frases. 

     

    Problema norteador e objetivos

    Enquanto problema tem-se: que contribuições as cantigas oferecem para o desenvolvimento da leitura e escrita no 2° ano do Ensino Fundamental em uma escola de Janaúba? E como objetivos elenca-se alguns: explorar o repertório oral dos alunos por meio de cantigas populares, promovendo o reconhecimento de estruturas linguísticas simples e familiares;estimular a consciência fonológica por meio de rimas, repetições e ritmo das canções, favorecendo associação entre sons e letras.

     

    Procedimentos e/ou estratégias metodológicas

    As ações ocorreram após a rotina de acolhimento. Aescolha da cantiga levou em conta a possibilidade de explorar conteúdos pedagógicos por meio da musicalidade e do lúdico. Inicialmente, cantaram juntos para resgatar memórias afetivas e promover a socialização. Em seguida, foram realizadas rodas de conversa sobre o significado das letras utilizando recursos musicais simples, incentivando a expressão oral. As atividades foram realizadas ao longo de duas semanas, com dois encontros por semana, cada uma com duração aproximadamente de 30 minutos. Exemplo de cantiga trabalhada: Borboletinha.

     

    Fundamentação teórica que sustentou/sustenta a prática desenvolvida

    Soares (2004) defende que as crianças utilizem a linguagem de forma funcional e contextualizada.  Ferreiro e Teberosky (1999) afirmam que a criança constrói hipóteses sobre a linguagem escrita a partir de situações significativas, e as cantigas oferecem um contexto rico para essa construção. 

     

    Resultados da prática 

    As crianças passaram a reconhecer com mais facilidade a estrutura das letras e a construir pequenas palavras. Por meio de cantigas, observou-se avanços na aprendizagem das crianças no que diz respeito à ampliação do vocabulário, desenvolvimento da escuta atenta, coordenação motora, além do vínculo afetivo entre os colegas. 

     

    Relevância social da experiência para o contexto/público destinado e para a educação e relações com o eixo temático do COPED

    Essa experiência dialoga diretamente com o eixo 1 do COPED, especialmente no que relaciona à alfabetização.

     

    Considerações finais

    A experiência desenvolvida na escola demonstrou que o uso de cantigas populares é uma ferramenta pedagógica eficaz e significativa no processo de alfabetização. Ao integrar elementos da oralidade, musicalidade e ludicidade, as atividades favorecem o desenvolvimento da consciência fonológica, o reconhecimento de palavras e a construção de frases, contribuindo diretamente para o avanço na leitura e escrita dos alunos. 

     

    Referências

    FERREIRO, Emilia; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. 18. ed. Porto Alegre: Artmed, 1999.

    SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. São Paulo: Contexto, 2004.

  • Palavras-chave
  • Alfabetização, Cantigas, PIBID
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
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