GAMIFICAÇÃO COMO METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO DE ECOLOGIA

  • Autor
  • Daniele Pereira de Oliveira
  • Co-autores
  • Natália Cardoso Silva , Maria Alice Diniz Martins
  • Resumo
  •  

    O ensino de Ecologia é essencial para o desenvolvimento da consciência ambiental crítica entre os estudantes, mas enfrenta desafios quanto ao engajamento e à conexão com o cotidiano. Com base nisso, esta prática foi realizada em duas turmas do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Prof. Eloy Pereira (Montes Claros – MG), no âmbito do PIBID, utilizando a gamificação como metodologia ativa para abordar conteúdos de Ecologia. A atividade consistiu em um quiz interativo com 10 questões sobre interações ecológicas, fluxo de energia e cadeias alimentares. Os alunos foram divididos em grupos e usaram plaquinhas para responder, promovendo competição saudável, raciocínio rápido, trabalho em equipe e tomada de decisão. A cada resposta, eram promovidas discussões e reforço do conteúdo, destacando a relação entre Ecologia e temas emergentes reais, como desmatamento e perda da biodiversidade. Teoricamente, a prática se apoiou em autores que defendem metodologias ativas como formas eficazes de promover motivação, autonomia e aprendizagem significativa. A gamificação, nesse contexto, foi essencial para tornar o conteúdo mais acessível e interessante, despertando maior participação dos estudantes e consolidando o aprendizado de forma lúdica.Os resultados evidenciaram um alto nível de engajamento nas duas turmas, com destaque para a cooperação, o desenvolvimento do pensamento crítico e o interesse renovado pelos conteúdos trabalhados. A prática também revelou diferentes perfis de participação, permitindo ao professor adaptar intervenções conforme o comportamento e necessidade dos grupos.Conclui-se que a gamificação é uma ferramenta eficaz, acessível e inovadora para o ensino de Biologia, pois favorece a formação de alunos protagonistas, melhora a retenção dos conteúdos e contribui para a educação ambiental crítica, alinhando-se às competências da BNCC e aos eixos temáticos do COPED. Essa experiência reafirma a importância de diversificar as metodologias para promover uma educação mais ativa, inclusiva e transformadora.

  • Palavras-chave
  • Ensino Médio; Biologia; Quiz.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Saberes e Práticas Educativas
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